Prefeitura instala placas em pontos viciados de descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente que inibe a prática indevida.

Na última sexta-feira (14), o primeiro local a receber a placa foi um ponto próximo ao loteamento da Dona Zizi, que é clandestino, no bairro São José.

“No decorrer deste mês, atendendo a solicitação do Ministério Público, estamos instalando placas informativas de embargo da área, a fim de evitar que os contribuintes adquiram áreas onde o parcelamento do solo é irregular. Na ocasião também estamos colocando essas placas de proibido jogar lixo”, informou o diretor do Departamento Municipal de Fiscalização, Laurindo Charles.

Segundo Laurindo Charles, durante as ações de fiscalização a loteamentos clandestinos e a terrenos baldios sujos, as placas informativas que proíbem o descarte de resíduos inertes e não inertes são instaladas a fim de conscientizar os moradores.

“Ao longo das ações de fiscalização temos observado esses pontos viciados de descarte irregular de entulho e lixo doméstico. Por isso estamos fixando essas placas de proibido jogar lixo para conscientizar os moradores que não façam esse tipo de descarte, haja vista que existe um cronograma no município para o recolhimento desses materiais”, destacou o diretor.

Limpeza dos pontos viciados

A limpeza dos pontos viciados é feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos periodicamente, porém, alguns cidadãos insistem em jogar lixo em local inadequado.

“Os moradores precisam se conscientizar quanto ao descarte de entulho e lixo, pois o Município mantém um cronograma de recolhimento desses materiais, que é executado diariamente em diversos pontos da sede e do interior. O descarte irregular torna-se um problema de saúde pública, visto que pode propiciar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, febre amarela urbana, zika e chikungunya”, informou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Fiscalização e multa

Regularmente, as equipes do Departamento Municipal de Fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, de acordo com a legislação vigente, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$ 259,50. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$ 1.297,50.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3371 3113.