Polo de uva é implantado em São Rafael

O Polo Alto São Rafael, que cultivará a uva, foi o último a ser implantado pelo Programa Municipal de Fruticultura. Na sexta-feira (14) o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, entregou 1.660 mudas para o único produtor inscrito no programa que visa diversificar a produção agrícola em Linhares e gerar mais renda às famílias de pequenos produtores. A cerimônia aconteceu na Associação de Moradores de São Rafael.

Luiz Henrique Fornaciari Mello já recebeu o treinamento sobre a cultura da uva, formação inicial da lavoura, irrigação, além do controle de pragas e doenças, e está na expectativa para iniciar o plantio. “Hoje na nossa propriedade temos o café como atividade principal e um pouco de cacau. Com as mudas de uva vamos diversificar a nossa economia e sermos também um ponto de referência para a comunidade, para incentivar outros produtores a cultivar a uva”, falou.

Luiz Henrique e sua família

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, o plantio do Luiz Henrique será uma unidade demonstrativa da cultura da uva para o distrito de São Rafael. “A área cultivada de um hectare será uma lavoura produtiva para comercialização dos produtos, mas, além do retorno econômico será também, em parceria com o Programa Municipal de Fruticultura, modelo referência para expansão deste polo para a região. Além das mudas vamos oferecer apoio técnico para que, através dos resultados, mais produtores cultivem essa fruta”, disse o secretário.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que o programa visa diversificar a produção agrícola e gerar renda às famílias. “Esse programa visa incentivar às famílias, principalmente o jovem como o Luiz Henrique, a agregar valor e transformar pequenas porções de terra em áreas produtivas, gerando uma nova renda. A fruticultura é um dos segmentos do agronegócio que vem crescendo bastante e o município de Linhares tem investido para fomentar a agricultura local”, frisou o prefeito.

Já receberam em lote único as mudas de goiaba o Polo Baixo São Rafael (atendendo a localidades como Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), beneficiando 23 produtores. O primeiro lote das 17 mil mudas de cajá manga anão, contemplando 13 produtores do Polo Distrito Farias, já foi distribuído, assim como o primeiro lote das 5,5 mil mudas de açaí para os produtores do Polo Litoral. O primeiro lote das mudas 5,5 mil mudas que beneficiarão 15 produtores dos distritos de Rio Quartel e Desengano, contemplando comunidades como Baixo Quartel e Assentamento Primeiro de Agosto. Os demais lotes serão entregues até abril.

O presidente da Associação de Moradores e Produtores de São Rafael, Clóvis José Tessarolo, falou da importância do Polo Alto São Rafael que cultivará a uva e do Polo Baixo São Rafael, a goiaba. “Há 20 anos tentamos iniciar os polos de frutas, mas não tínhamos incentivo e nem estradas. Fico feliz em saber que os produtores agora terão essa oportunidade e poderão através da fruticultura investir nas famílias e a colheita do café se tornar uma reserva. Esses polos vêm para agregar valor às propriedades e tenho certeza que mais produtores vão querer investir, porque ele sabe que vai investir, colher e ter estradas para escoar sua produção”, falou.

Clóvis José Tessarolo, presidente da Associação de Moradores e Produtores de São Rafael

O Programa Municipal de Fruticultura faz parte do Plano Agro e a área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores. Cada polo foi definido conforme as características agronômicas de solo e clima de cada região.

Estiveram presentes no evento o Deputado Federal Evair de Melo, os vereadores Joel Celestrini e Gelson Suave, o vereador de Marilândia, Cimá Fubá, além dos produtores rurais da região e lideranças comunitárias.