Linhares é responsável por 3,2% do saldo de vagas na indústria de transformação em todo o Brasil

Em 2019, o município foi responsável por um saldo positivo de 1.564 novos postos de trabalho, ocupando o 5º. lugar no ranking capixaba de empregabilidade.

Há uma semana o primeiro grupo de 60 jovens embarcou para Londrina para programa de trainee na Café Cacique, que constrói uma fábrica no distrito de Bebedouro, em Linhares.

Com um saldo positivo de 1.564 novos postos de trabalho com carteira assinada em 2019, Linhares é um dos líderes dos índices de empregabilidade no Espírito Santo, segundo apontaram os indicadores do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O município aparece na sequência das cidades da Região Metropolitana: Vila Velha (3.856), Vitória (3.750), Cariacica (1.829) e Serra (.1742).

Apesar da vocação do município para as atividades ligadas aos serviços, os últimos dados indicaram um aumento das ofertas no setor da indústria de transformação, que liderou entre as demais áreas com um saldo positivo de 588 novos empregos. O dado representa 61,31% do saldo em todo o Espírito Santo, e, 3,2% no Brasil. Os dados do Caged também evidenciam a retomada do fôlego da construção civil, que atingiu um saldo positivo de 334 empregos.

Os números mostram a evolução do município que manteve sua posição conquistada em 2018 (5º lugar), porém, se comparado, verifica-se um aumento de 15% no saldo de novas vagas no mercado de trabalho no ano passado. Linhares chegou ao fim de 2019 com mais de 1,5 mil vagas a mais do que tinha registrado no início do mesmo ano.

Desde o início de 2017, Linhares vem atraindo empreendimentos em decorrência dos bons indicadores, sustentabilidade ambiental, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e obras bem planejadas por toda a cidade.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, os números animadores do Caged retratam os méritos dos empreendedores e o acerto das políticas públicas governamentais que foram retomadas e ampliadas desde o início de 2017, dando segurança e estímulo a toda rede econômica, do agronegócio e da indústria ao comércio e serviços.

De acordo com o prefeito, as diversas obras públicas que são executadas na sede e no interior do Município irão potencializar este cenário, já que a expectativa é que mais de 3 mil postos de trabalhos serão gerados com estas obras. Da mesma forma, as pequenas economias, arranjos locais e redes produtivas, como a agricultura familiar, terão impulso renovado.

“Os números do Caged são resultado de um grande esforço coletivo feito pela atual gestão na perspectiva de manter uma cidade organizada para atrair investimentos e fazer com que os serviços prestrados sejam de extrema qualidade”, pontua o prefeito.

Ele destaca que a prospecção por novos investimentos continua para dinamização da economia, melhora o ambiente de negócios e criar novas oportunidades, a exemplo do primeiro grupo de 60 jovens linharenses que foram recentemente para a sede da Café Cacique Café Solúvel, em Londrina (PR), receber treinamento da empresa que foi instalada em outubro na nossa cidade.

“É essa a Linhares que buscamos: uma cidade com ambiente produtivo, competitiva, sustentável, inovadora e geradora de emprego e renda”, finalizou o prefeito de Linhares.

Caged

O Caged é divulgado mensalmente pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e traz o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).