Saúde leva prevenção da gravidez na adolescência para escolas de Linhares

O Programa Saúde na Escola (PSE), da secretaria Municipal de Saúde, realizou uma semana voltada à prevenção da gravidez na adolescência.  As equipes da Estratégia Saúde da Família, das Unidades de Saúde de Linhares, foram até as instituições de ensino para levar lições sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência aos estudantes do município. O programa leva a saúde para dentro da sala de aula, promovendo o diálogo e a consciência da prevenção.

 “Pelo calendário nacional da saúde, a primeira semana de fevereiro é conhecida como a semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência e para reforçar o tema levamos o assunto para dentro da sala de aula. Assim pudemos conversar pessoalmente com os adolescentes sobre o tema”, frisou a diretora da Estratégia Saúde da Família, Regiane Azevedo.

A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Cruz, Lívia Teixeira, destacou o trabalho integrado realizado entre escola e educação em saúde. “Quando vamos até a escola, fortalecemos o trabalho de atuação das equipes de saúde, já que assim garantimos o acesso ao estudante e podemos orientá-los sobre a importância de se cuidar e, principalmente, da prevenção”, ressaltou.

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Lei nº 13.798 foi sancionada em 03 de janeiro de 2019, instituindo novo artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 8º-A) com a criação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser celebrada anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro.

Neste período, atividades de caráter preventivo e educativo são desenvolvidas em conjunto com o poder público e organizações da sociedade civil para disseminar informações que contribuam para a redução da gravidez precoce no Brasil.