Prefeitura inicia a construção da maior unidade de saúde de Linhares, no bairro Aviso

As obras da Unidade Saúde da Família (USF) do bairro Aviso já foram iniciadas. A Unidade, que será a maior de Linhares, está sendo erguida ao lado da atual Unidade de Saúde “Etelvina Loureiro Silvério”, em uma área de 571,72 metros quadrados – praticamente o dobro da atual. A obra integra o plano de requalificação do setor, com investimentos de quase R$ 2 milhões provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

O projeto inclui a construção de recepção para 45 pessoas; três consultórios odontológicos com higiene bucal; seis consultórios médico, sendo dois ginecológicos; sala para educação em saúde com capacidade para 70 pessoas; salas de acolhimento, de curativo, de agentes de saúde, além de setor administrativo. A obra deve ser concluída em 180 dias.

O quadro de profissionais, que já atua na US do Aviso, está na expectativa com a nova Unidade. “Vai melhorar bastante na organização e no atendimento à população, pois o espaço será mais amplo e com ventilação. Com o ambiente adequado, vamos poder assistir os pacientes com qualidade e de forma mais humanizada”, apontou a enfermeira coordenadora, Letícia Ruela Cardoso.

A nova USF não entusiasma apenas os servidores da saúde que atuam no bairro, mais também os usuários do sistema. “Sempre fui bem atendida aqui, tem tudo o que preciso. Então, acho que essa nova unidade vai trazer ganhos maiores para a gente que precisa de consulta, fazer exames ou retirar medicamentos”, disse Ingrid dos Santos Neves, que estava acompanhada de sua bebê, de sete meses.

Abrangência

A atual Unidade de Saúde do bairro Aviso conta com duas equipes que realizam, em média, 600 atendimentos mensais cada uma. As equipes atuam em duas áreas, que abrangem uma média de 15 mil habitantes cada, totalizando 30 mil usuários atendidos – a maioria do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos 11 meses foram realizadas quase 50 visitas médicas domiciliares pelas equipes.

“Aqui, a demanda é grande por serviço odontológico. Nas áreas 2 e 3 são cerca de 9 mil usuários cada. A área 1 está na faixa de 15 mil habitantes, mas foi transferida para a Unidade do Araçá para desafogar aqui. Mas agora, com essa nova Unidade, que contará com três salas odontológicas, cada área ficará em uma sala”, informou a auxiliar de Odontologia, Maria Conceição de Freitas.