Laudos sobre restrição alimentar de alunos já podem ser entregues nas escolas da Prefeitura

Alunos com intolerância/alergia à lactose, glúten, a corantes, por exemplo, têm um cardápio alimentar diferenciado nas escolas da Prefeitura de Linhares. Nesse período de preparação de volta às aulas, os pais ou responsáveis já podem procurar a secretaria da escola para apresentação do laudo prescrito pelo médico ou nutricionista com as orientações alimentares dos alunos.

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Sandra De Carli Favalessa, informou que o município tem um cuidado especial com as refeições dos estudantes com restrições alimentares, seguindo o que é preconizado na Lei Federal 11.947/2009 e Resolução nº 38, de 16 de julho de 2009, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Assim que encaminhamos às escolas os alimentos diferenciados, as servidoras que atuam na merenda escolar seguem as recomendações detalhadas de cada aluno e a forma correta de administrar os alimentos. Para isso, é necessário que os pais apresentem o laudo na escola que encaminhará ao Departamento para registro e, em seguida, o cardápio é elaborado pelas nutricionistas da rede”, frisou a diretora.

A nutricionista responsável, Lorena Santos Teixeira, reforçou, ainda, sobre a responsabilidade das famílias em relação aos alimentos que são consumidos em casa e os que os alunos levam para a escola. “Mesmo com restrição alimentar alguns pais enviam lanches para escola que não estão de acordo com a prescrição nutricional do aluno e isso dificulta a oferta de uma alimentação saudável e equilibrada, principalmente para as crianças que têm patologias alimentares, como o diabetes, doença celíaca, alergia à proteína do leite de vaca, corantes e outros”, comentou.

Alunos atendidos em 2019

Em 2019, a Prefeitura de Linhares atendeu aproximadamente 340 alunos e foram elaborados quatro cardápios especiais, sendo eles: para os diabéticos; para os intolerantes à lactose; para os portadores de doença celíaca e os intolerantes ao glúten, que é uma proteína encontrada no trigo e outros cereais; e para os alérgicos à proteína do leite de vaca (APLV). Em 2020, os cardápios se mantêm e outros serão elaborados caso novas restrições sejam registradas.