Governador do ES e prefeito Guerino anunciam instalação da Britânia em Linhares com mil vagas de emprego

A empresa de eletrodomésticos Britânia confirmou, oficialmente, nesta quarta-feira (15), a intenção de implantar uma fábrica no município de Linhares. O investimento é de aproximadamente R$ 200 milhões. O anúncio foi realizado durante uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande e o prefeito de Linhares Guerino Zanon, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O encontro também com as presenças do diretor presidente da Britânia, César Eduardo Buffara, e dos secretários de Desenvolvimento do Espírito Santo e de Linhares, Márcio Kneip e Luiz Fernando Lorenzoni.

Casagrande ressaltou a importância de empreendimentos que tragam mais oportunidades aos capixabas. “Mostra um trabalho intenso de busca de empreendimentos por parte do Governo do Estado. Para isso, nossa organização é fundamental, assim como nossa estabilidade institucional e incentivos. Tudo isso colabora e ajuda para que possamos receber empreendimentos como esse”, disse.

O governador prosseguiu: “O ano se inicia com anúncios importantes aos capixabas e nosso interesse é que tenhamos esse ambiente que possa atrair empreendimentos e gere oportunidades aos capixabas. São quase 200 milhões de reais em investimento, gerando praticamente mil empregos na primeira fase, além de ser uma empresa consolidada no mercado brasileiro”, apontou Casagrande.

Conforme o prefeito Guerino Zanon, várias fatores contribuem para atração de novos empreendimentos para o município, como é o caso da Britânia, tais como os investimentos realizados pela Prefeitura nas áreas de infraestrutura, educação e saúde, bem como a nota A obtida pelo Município no Tesouro Nacional.

“Nos últimos anos, temos potencializado a infraestrutura do município com diversas obras, além de termos uma localização estratégica, ambiente de negócios favoráveis e vocação logística que atraem os potenciais investidores. E a nota A do Tesouro Nacional certifica o Município como bom pagador, indicando que está organizado financeiramente. E isso é importante para que os investidores tenham certeza de que poderão fazer um bom negócio local”, disse.

Na unidade serão fabricados aparelhos eletroportáteis, como liquidificadores, multiprocessadores e ventiladores, por exemplo. As obras terão início no mês de março e a fábrica deverá ocupar área de 60 mil metros quadrados, no distrito de Bebedouro.

O diretor presidente da Britânia, César Eduardo Buffara, destacou que a localização e o equilíbrio fiscal estão entre os fatores que contribuíram para que o Espírito Santo tenha sido o escolhido pela empresa para receber a nova planta.

“As contas públicas do Espírito Santo são extremamente equilibradas e isso gera confiança para nós investidores. Seria muito bom se todo o Brasil adotasse essa preocupação com o equilíbrio fiscal. Vale destacar que também é um Estado que tem uma localização muito estratégica, que facilitará nossa importação de insumos, além de nos permitir abastecer todo o Brasil com os nossos produtos”, ressaltou.

Britânia Eletrodomésticos e Philco Eletrônicos

Fundada em 1956, a Britânia Eletrodomésticos, com sede em Curitiba (PR), começou fabricando fogões, fogareiros e móveis metálicos, para, em seguida, entrar no mercado de eletroportáteis. As linhas de produção envolvem cerca de 160 produtos, desde casa e cozinha a beleza, som, ventilação e climatização.

A empresa é detentora da marca americana Philco no Brasil, que fortalece a comercialização da marca na linha de equipamentos de áudio e vídeo.