Prefeitura realiza mais de 78 mil atendimentos de enfermagem nas unidades de Saúde de Linhares

O Departamento de Atenção Primária à Saúde, da secretaria Municipal de Saúde, realizou neste ano mais de 78 mil atendimentos de enfermagem nas Unidades de Saúde (US) de Linhares. Entre os serviços prestados pelos 35 enfermeiros que atendem a rede básica municipal de saúde estão consultas de enfermagem, visitas domiciliares, coletas de exames, acompanhamento da criança e atividades de educação em saúde. A prefeitura de Linhares conta com 35 unidades de Saúde que atendem a população do município de segunda a sexta das 7h às 17 horas.

Foram realizadas neste ano 54.516 consultas de enfermagem, 2.395 visitas domiciliares, 10.150 coletas de exames preventivos (Papanicolau); 4.842 consultas de puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança); 7.349 atividades de educação em saúde nas escolas e na comunidade; entre outros atendimentos.

“Ampliamos o atendimento em saúde nas unidades de saúde e organizamos a demanda com o acolhimento e classificação de risco, dando mais eficiência aos atendimentos. A atenção básica é a principal porta de entrada do cidadão para o Sistema Único de Saúde – SUS. Mesmo que o paciente transite por outros níveis de atenção, ele retornará para o território e as equipes das unidades de saúde serão responsáveis por seu cuidado. O enfermeiro é um profissional de extrema importância, cabe a ele articular esse cuidado junto à sua equipe para que esse paciente receba uma atenção de qualidade”, ressaltou o secretário de Saúde, Saulo Mereilles.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou sobre a importância do atendimento básico em saúde. “É na unidade de saúde que os moradores recebem o primeiro atendimento e podem trabalhar ainda na prevenção das doenças. Temos realizado diversas ações para ampliar o atendimento nas unidades com intuito de aproximar e facilitar o acesso das pessoas aos serviços de saúde.  Desde o início de 2017 nossas equipes estão centradas neste acolhimento dos pacientes, com ações fundamentais para uma atenção primária à saúde eficiente, resolutiva e humanizada”, destacou.

Confraternização

A secretaria municipal de Saúde realizou um momento especial para confraternizar com os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família neste fim de ano.  “Foi um momento de valorização profissional. Os enfermeiros além de serem responsáveis pela parte assistencial ainda coordenam as unidades de saúde, com muita competência. Por isso a importância deste momento para valorizá-los e estimulá-los cada vez mais”, ressaltou a diretora da Estratégia Saúde da Família, Regiane Azevedo.