Verão: Saae de Linhares registra aumento de até 40% no consumo de água

Chegou a estação mais quente do ano: o Verão. As altas temperaturas e o calor excessivo fazem com que as pessoas busquem as praias e lagoas de Linhares para se refrescar. Nesta temporada, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) registra um aumento de até 40% no consumo de água. Para não comprometer o abastecimento, o Saae chama a atenção para o consumo consciente e orienta a população evitar o desperdício.

O diretor de operações do Saae, Zércio Largura, informou que a média diária do consumo humano é de 150 litros por dia, contabilizando um aumento de até 15% por pessoa/dia nos períodos de mais calor. “A população flutuante vai para o litoral e aumenta o consumo, por isso, é necessário redobrar os cuidados e ter consciência na utilização das águas. A questão não se trata apenas de gastos, mas de um recurso hídrico que tem se tornado cada vez mais escasso e que nos tem exigido adotar hábitos para contribuirmos com o planeta”, falou.

Atitudes simples no dia a dia fazem a diferença, visto que as atividades rotineiras são as que mais desperdiçam água. “Verifique sempre se a descarga não está vazando (bacia sanitária); não use ou deixe de fazer a manutenção da boia na caixa d’água (vaza pelo extravasor); não deixe a mangueira ligada durante toda à noite e use a força da água da própria mangueira para limpar a calçada, ao invés de usar a vassoura. Com atitudes simples, além de contribuir com o planeta, é possível reduzir ainda os gastos na conta no fim do mês”, ressaltou Zércio.

Quem decidir não sair de casa, uma dica é ficar em alerta com o banho de mangueira das crianças: uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia e, se for uma com abertura de 12 milímetros, o gasto é de 33.934 litros. A orientação é tomar banhos curtos e utilizar o sabonete com o chuveiro fechado, o que vai gerar uma economia de 160 litros de água por dia.

Outra orientação importante é manter as caixas d’água sempre cheias. “A reservação de água se faz necessária a fim de evitarmos problemas com a falta d’agua. Para dimensionar um reservatório para a residência devemos calcular os números de usuários (moradores) e multiplicar por 150 litros/dia. Vale ressaltar que os projetos hidrossanitários devem ser analisados por profissionais habilitados”, finalizou o diretor de operações do Saae Linhares, Zércio Largura.