Nível do Rio Doce sobe e Defesa Civil Municipal mantém equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências

Devido ao volume de chuva que atinge a região, a Defesa Civil Municipal emitiu um comunicado, colocando os moradores em estado de alerta. Na manhã desta quinta-feira (5), o órgão informou que o Rio Doce subiu 50 centímetros na noite anterior, atingindo o nível de 3 metros – a cota de inundação é de 3,45 metros.

Por conta disso, equipes da Defesa Civil Municipal se encontram em alerta e monitorando continuamente a região do Olaria, que já apresenta pontos de alagamento. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que o Município está preparado para assistir às famílias da comunidade, caso seja necessário o deslocamento dos moradores para abrigos.

De acordo com o boletim meteorológico emitido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a instabilidade permanece sobre a região de Linhares, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), por conta da aproximação de uma frente fria, que provocará mudanças nas condições de tempo. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Por isso, a Defesa Civil Municipal mantém um esquema especial de plantão e vistoria nas áreas de risco de Linhares. Uma equipe do órgão está 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população. O cidadão pode acionar o plantão através do telefone (27) 99983 5661.

O atendimento da Defesa Civil Municipal é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.