Artistas e produtores culturais de Linhares recebem capacitação sobre os Editais da Cultura 2019

Nesta quarta-feira (4), artistas e produtores culturais de diversos segmentos, de Linhares e região, receberam a capacitação sobre os Editais da Cultura 2019 da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, proposta pelos técnicos e membros da Secult. O encontro aconteceu na Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlighes), na Praça 22 de Agosto, no Centro. 

O encontro teve como objetivo transmitir informações e tirar dúvidas pertinentes ao acesso do processo como: condições de participação, critérios de seleção e prazos. As oficinas da Secult são realizadas por todo Espírito Santo, em locais definidos pelo próprio órgão. Em Linhares, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Linhares.

Todos os Editais da Cultura 2019 já estão disponíveis no site da Secult: www.secult.es.gov.br. As inscrições tiveram início na última quinta-feira (28) e seguem abertas até o dia 27 de janeiro de 2020. De acordo com a plataforma, tem edital para patrimônio cultural, literatura, teatro, dança, artes visuais, circo, música, ópera, além de editais com linguagens e objetos transversais, como cultura urbana, coletivos culturais, pontos de memória, diversidade cultural, territórios criativos e programação continuada de espaços culturais.

O artesão Vinicius Alves Tessarolo participou do encontro. “É de extrema importância saber deste apoio, já que com o aporte financeiro do estado, poderemos desenvolver ações para expor nosso trabalho e alcançar um bom público. Além disso, podemos trabalhar em promover nosso trabalho sem a preocupação de correr atrás de patrocinadores, o que, por muitas vezes dificulta a criação de um projeto”, disse o artesão.

“O encontro mostrou como esses editais vão orientar os grupos culturais e artistas do nosso município para elaboração de projetos com o objetivo de poder buscar recursos para executá-los”, destacou o diretor de Cultura, Urbano Dàvila.