Adesão de Linhares ao Susaf é tema de palestra para profissionais dos Serviços de Inspeção Municipais do ES

O processo de adesão da Prefeitura de Linhares ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) foi tema de palestra durante a 4ª capacitação para os servidores que atuam nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs). A coordenadora do SIM de Linhares, Luiza Vargas Forzza Miguel, e a médica veterinária, Marcela Proença Durão, apresentaram o “Caso de sucesso Susaf/ES Linhares”, durante o evento promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) que aconteceu na quinta-feira (27), reunindo 75 profissionais em Vila Velha.

“Essa capacitação contribui na motivação e no empoderamento dos técnicos que fazem parte dos serviços de inspeção municipais do Espírito Santo que estão se estruturando para aderir ao Susaf. Agradecemos a oportunidade ao Susaf por compartilhar a nossa experiência, desafios e sucesso nessa adesão que é indispensável para o fortalecimento da agroindústria de pequeno porte dos municípios”, comentou a médica veterinária.

As servidoras explicaram que a adesão ao Susaf permitiu ao Serviço de Inspeção Municipal de Linhares a equivalência ao Serviço de Inspeção para Agroindústrias de Pequeno Porte do Estado, possibilitando a comercialização dos produtos das agroindústrias inclusas no sistema em todo território estadual.

4º Encontro Periódico entre os serviços de inspeção municipais (SIM)

As servidoras da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares também participaram do 4º Encontro Periódico entre os serviços de inspeção municipais (SIM) com o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), também promovido pelo Idaf.

Estiveram presentes na reunião representantes dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Guarapari, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim, além da equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf (Geapp).

O objetivo do encontro foi promover a uniformização de procedimentos, troca de experiências, compartilhamento de informações e o desenvolvimento de novas práticas que contribuam para o desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte capixaba.

O que é o Susaf?

O SIM de Linhares aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf) em setembro deste ano. O Susaf promove a equivalência entre os serviços de inspeção municipal e estadual, ou seja, os produtos elaborados por estabelecimentos indicados pelo município poderão ser comercializados em todo território estadual.

Todo esse processo cria oportunidades para promoção do fortalecimento e desenvolvimento do setor rural com a agroindustrialização da produção excedente, diversificação das atividades produtivas, e agregação de valor aos produtos, incremento da geração de emprego e renda para mulheres e jovens, com garantia da qualidade sanitária de seus produtos.