Vacina contra sarampo continua disponível em todas as unidades de saúde de Linhares

A vacina é aplicada durante todo o ano, de acordo com a rotina da sala de vacina de cada Unidade de Saúde

Ainda não se protegeu contra o sarampo? Ou deixou de vacinar as crianças durante a Campanha promovida nas Unidades Básicas de Saúde? Embora a ação concentrada para os jovens adultos entre 20 e 29 anos tenha terminado no último sábado, vale ressaltar que é possível se vacinar durante o ano todo. Quem não tem certeza se já se vacinou no passado, pode buscar a imunização, gratuitamente, a qualquer tempo

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola e continua disponível nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Linhares para a vacinação de rotina e atualização do esquema vacinal. A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, de acordo com a rotina de cada Unidade de Saúde.

A recomendação é que pessoas de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses comprovadas da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Quem tem entre 30 a 59 anos precisa receber pelo menos uma dose da vacina tríplice viral.

“Se houver pessoas fora dessa faixa etária da campanha do último sábado e com a necessidade de tomar a vacina, elas podem procurar a unidade para ser vacinadas”, disse a diretora de Imunização da secretaria municipal de Saúde, Jackelene Ramos.

Durante a primeira etapa, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade foram o foco da campanha. Entretanto, os pais que ainda não levaram os pequenos para vacinar, podem ir aos postos para que a criança receba a vacina. Durante todo o ano ela é ofertada e está disponível para pessoas com até 49 anos.