Três escolas da Prefeitura concorrem a prêmio promovido pelo Ministério Público do Trabalho no ES

Alunos de três escolas da Prefeitura de Linhares concorrerão na próxima sexta-feira (22) ao “Prêmio MPT na Escola”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo, que acontece em Vitória. O projeto foi aplicado nas escolas de ensino fundamental da Prefeitura de Linhares, para despertar a conscientização dos estudantes, comunidade escolar e sociedade como um todo sobre a erradicação e males causados pela exploração do trabalho infantil. A Secretaria de Educação selecionou os três trabalhos que agora vão representar o município na premiação regional.

Desenho do aluno Jadeilson Pereira Soares, da Emef Efigênia Sizenando, que concorrerá ao prêmio

Concorrem no “Prêmio MPT na Escola”: os alunos Geizilene Dos Santos Lopes, Iza Fabyhan Ferreira Neves e Wanderson Franco Avarinto, da Emef José Modeneze, com o curta metragem “Criança e o trabalho doméstico”, sob orientação da professora Christina Vetoraci Viana Costa;  o desenho do aluno Jadeilson Pereira Soares, da Emef Efigênia Sizenando, com orientação da professora Natalia Sarcinelli Boone; e a poesia do aluno  Jhonnatas Thierri da Silva, da Emef Professora Urbana Penha Costa, orientado pelo professor Thiago Rigoti.

A coordenadora municipal do Centro de Formação, Andréia de Carli Giacomin, informou que foram trabalhadas em sala de aula ações relacionadas aos direitos do adolescente, especialmente a conscientização sobre os males causados pelo trabalho precoce, a proteção ao trabalhador adolescente, a introdução e o preparo ao mundo do trabalho, o direito do trabalhador e a criação de condições para o desenvolvimento de jovens com capacidade criativa e crítica sobre o trabalho e seu exercício digno. “A partir dessas ações, as escolas desenvolveram os trabalhos e profissionais da Secretaria Municipal de Educação selecionaram três para representar o município na etapa regional que premia aluno e professor”, disse a coordenadora.

O “Projeto MPT na Escola” contempla, além de Linhares, os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari. Visa intensificar o processo de conscientização da sociedade visando à erradicação do trabalho infantil; romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes; fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas públicas de atendimento a esse segmento; e debater temas de interesse coletivo em sala de aula.

“Debater em sala de aula temas relacionados aos direitos do adolescente, os males causados pelo trabalho precoce, seus direitos e deveres, por exemplo, é essencial para formação do adulto de amanhã e sua preparação para o mercado de trabalho. Além disso, concorrer a prêmios como estes, além de estimular o envolvimento do aluno nas temáticas abordadas no projeto, desenvolve a sua capacidade criativa e crítica, o que também é muito importante nesse contexto”, disse a secretária Municipal de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.