Quase 250 quilos de fragmentos de óleo são recolhidos das praias de Linhares

O balanço divulgado pelo Comitê de Crise da mancha de óleo, nessa segunda-feira (18), indica que foram coletados 247,1 quilos de material oleado das praias de Linhares. O volume é referente ao recolhimento que tem sido realizado desde o último dia 9 de novembro, quando foram iniciadas as operações de limpeza nos balneários do município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e membro do Sistema de Comando em Operações (SCO), Fabrício Borghi Folli, nesta terça-feira (19), as equipes do Exército Brasileiro atuam nas praias de Degredo, Cacimbas e Povoação.

“Nesta terça-feira, militares do Exército atuam nas regiões de Degredo e Povoação. No último fim de semana, apesar da chuva que caía em Linhares, as equipes do Comitê intensificaram as operações de monitoramento e coleta do material nas praias do município. Os trabalhos continuam nesta semana”, afirma o secretário.

Todo o material recolhido das praias de Linhares está sendo encaminhado a uma central do Município, onde é acondicionado em tambores e em local seguro. Posteriormente, após alinhamento com os órgãos federais – responsáveis pela ação –, será dada destinação definitiva ao material.

Medidas de contenção

Para mitigar os impactos no óleo cru sobre o ecossistema da região, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares prevê o fechamento da foz do Rio Doce, em Regência. A medida, que evitará que o material atinja e contamine o estuário local – onde o rio encontra o mar –, está sendo discutida com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

E para os trabalhos de contenção da foz, o Sistema de Comando em Operações de Linhares solicitou ao Governo do Estado do Espírito Santo 1.300 metros de barreiras de contenção, 800 metros de rede BIDIM e 1.800 metros de redes de malha (pesca), que devem ser instalados em pontos estratégicos da foz.

Colaboração

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.

E quem quiser se voluntariar nos trabalhos de contenção e limpeza das praias poderá aderir às ações planejadas pelo Comitê por meio do endereço de e-mail: cadastro.voluntarios@linhares.es.gov.br. Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.