Propriedades inscritas no segundo edital de distribuição de 30 mil mudas de cacau são vistoriadas

As 35 propriedades pré-selecionadas no segundo edital do Processo Seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau em Linhares estão sendo vistoriadas. Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) percorrem as propriedades para verificar se as informações e documentos exigidos no edital são condizentes com a realidade para, assim, emitir o Atestado de Viabilidade do Plantio.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Rodrigo Pagani Aguilar da Silva, que junto ao técnico da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Leonardo Rodrigues, fazem a vistoria, os trabalhos seguem até o dia 18 de novembro. Ao todo 75 pessoas se inscreveram no processo seletivo. As mudas serão distribuídas aos produtores entre janeiro e maio de 2020.

“Neste edital, devido à procura, atendemos além das propriedades localizadas em área de cabruca, – aquelas situadas em áreas de sistemas agroflorestais -, produtores de áreas abertas como Farias, Alto Rio Quartel, São Rafael e Japira, abrangendo deste modo para todo o município”, informou o diretor, pontuando que os produtores selecionados vão receber também assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As mudas de cacau são enxertadas em sacolas das variedades PS 1319 e CCN 51. A muda custará R$ 2,50 ao produto, podendo chegar até R$ 6,00 a unidade no mercado. O valor arrecadado com a subvenção das mudas será destinado direto ao Fundo de Apoio a Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor. A ação faz parte do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura.