Novembro Azul: Linhares fortalece ações de saúde do homem durante todo mês

A rede municipal de saúde desenvolve rotineiramente ações de abordagem integral da saúde do homem. Os homens podem procurar qualquer uma das 34 unidades de saúde de Linhares para buscar atendimento ou esclarecer sobre os mais diversos agravos e doenças, em conformidade com as recomendações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

Caso as necessidades do usuário ultrapassem a esfera da atenção básica, o usuário é encaminhado para o Programa de Saúde do Homem, que funciona no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), no bairro Colina, para a avaliação do especialista. Mas para fortalecer estas ações, a Prefeitura realiza diversas intervenções em alinhamento a campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata.

Durante todo o mês de novembro serão realizadas diversas ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e ainda orientar sobre tratamentos. As unidades de saúde realizam diversos atendimentos gratuitos para os cidadãos com palestras, consultas, realização de exames, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, entre outras atividades (ver programação abaixo).

“Novembro é o mês onde reforçamos os cuidados com a saúde do homem e realizamos mutirões de atendimento, mas durante todo ano todas as 34 unidades de saúde estão aptas a receber o público masculino. Nesta campanha além do câncer de próstata, vamos trabalhar a saúde do homem de uma maneira geral, conscientizando o público masculino, muitas vezes resistente, da importância de fazer acompanhamento médico”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressalta a importância de realizar ações voltadas à saúde do homem “Em Linhares contamos com um programa específico de saúde do homem que reativamos em 2017 por entender a importância de cuidar da saúde do publico masculino com mais especialidade. Este é um mês fundamental onde as unidades de saúde de unem para tratar o assunto e conscientizar os homens sobre a importância de se cuidar”, frisou.

Saúde do Homem

O Programa de Saúde do Homem, da prefeitura de Linhares, tem o objetivo de desenvolver ações mais focadas na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), fortalecendo a prevenção de doenças e agravos, além da promoção da saúde masculina. O programa funciona no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), no bairro Colina. Os atendimentos com o médico urologista acontecem por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde. O programa realiza mais de 350 atendimentos por mês.

Confira as próximas ações do Novembro Azul

09/11/2019   

Linhares V -08:00 às 11:00 horas – Ação educativa com os médicos Dr. Diogo e Dr Jarbas. Solicitação de exame PSA para pacientes na faixa etária. Será realizado CTA com oferta dos exames de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de PA e Glicemia capilar, exame de toque, para animar a programação haverá música ao vivo e sorteio de brindes. Coffee Break.

Nova Esperança – 08:00 às 11:00 horas – serão realizadas orientações em saúde, oferta de testes rápidos HIV, Sífilis, Hepatites B e C, solicitação de exame PSA,  Aferição de PA e Glicemia capilar

11/11/2019

Povoação – 13:00 às 15:00 horas : Ação educativa com Dr Stefano na unidade de saúde de Povoação. Serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, solicitação de exame PSA para pacientes na faixa etária, e ainda haverá sorteio de brindes, durante a ação.

12/11/2019

Centro – 17:30 – Ação educativa sobre Câncer de próstata na unidade de saúde e solicitação de exame PSA. Ao final do evento será ofertado um lanche

13/11/2019

Interlagos I e CAIC – 19:30 – As equipes da UBS Interlagos I e Caic realizarão ação educativa sobre Saúde do Homem. O evento acontecerá na Associação de Moradores do Bairro Interlagos e contará com a participação de Dr Alex Sesan (urologista).

20/11/2019   

Bebedouro – 19:00 – Ação educativa com Dr Alex Sesana (urologista), no CRAS de Bebedouro

21/11/2019   

Pontal do Ipiranga – 08:00 às 12:00 horas – Ação educativa em parceria com o NAPS em frente a unidade de saúde, serão ofertados testes rápidos, aferição de PA e Glicemia capilar / 18:00 às 21:00 horas – Ação educativa no CRAS

22/11/2019   

Aviso – 08:00 – Ação educativa na unidade de saúde. Serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, atendimento odontológico e aferição da PA e Glicemia Capilar.

23/11/2019   

Bagueira – 08:00 – Ação educativa com Dra. Lorena, Dr. Pandolfi e Enfermeira Marcela. Serão realizados testes rápidos de  HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Durante a ação haverá sorteio de brindes e Coffee Break.

Chapadão – 13:00 – Ação educativa com Dra. Lorena, Dr. Pandolfi e Enfermeira Marcela. Serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Durante a ação haverá sorteio de brindes e Coffee Break

23/11/2019   

Interlagos II – 08:00 – Ação educativa com o tema: câncer de próstata, será solicitado exame PSA. Será realizado CTA com oferta dos exames de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição da PA e Glicemia Capilar. Coffee Break

27/11/2019   

Araçá – 19:00 – Ação educativa com Dr Alex (urologista), no auditório da Unidade de Saúde. Alongamento com personal (estímulo a atividade física). Será realizado CTA com oferta dos exames de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição da PA e Glicemia Capilar. Coffee Break.