Dia D de Vacinação contra Sarampo acontece neste sábado (19) em Linhares

A secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, dia 19, o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo em Linhares. A dose da tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola. A vacinação, que será realizada nas Unidades de Saúde da sede do município, das 8h às 16 horas, tem como público-alvo crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é imunizar 95% desse público.

Para que as crianças possam receber a dose, os pais poderão buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, com o cartão de vacinação e o cartão do SUS dos filhos em mãos. “A campanha visa colocar em dia os cartões de vacinação que estão desatualizados. É fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a vacina e estejam imunizadas contra essas doenças”, frisou a diretora de Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos,

HPV e Meningite C será intensificada

Ainda junto com o dia D da campanha contra sarampo neste sábado (19), as vacinas contra HPV e Meningite C serão intensificadas.

A vacina Meningocócica C é indicada para meninos e meninas com idade entre 11 e 14 anos. A vacina contra HPV é indicada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos.

Saiba mais

Sarampo: é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções expelidas pelo espirro ou pela tosse. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.