Vice-prefeito e secretários participam de audiência pública sobre trabalho em Linhares

Nessa quinta-feira (12), aconteceu na Câmara Municipal de Linhares uma audiência pública para debater o cenário de trabalho, emprego e renda no município. O vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Lorenzoni, e de Agricultura, Franco Fiorot, participaram do encontro proposto pela vereadora Pamela Maia.

Na ocasião, o vice-prefeito, que também é empresário em Linhares, apresentou um panorama do mercado de trabalho e a realidade da mão de obra local. “Infelizmente, falta qualificação ou formação necessária para que as empresas contratem. Ainda existem pessoas que têm dificuldade com atividades e processos internos”, apontou Paulo Joaquim do Nascimento.

A mão de obra feminina, de acordo com Nascimento, tem sido a mais qualificada, atualmente. “As mulheres são mais responsáveis e organizadas. Logo, conseguem lidar melhor com as atividades”, disse o vice-prefeito.

Investimentos no município

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni, explicou como o Município está realizando seu trabalho para fortalecer a economia e gerar mais renda e oportunidades aos cidadãos linharenses.

“Linhares tem potencial e vantagem competitiva. Com nosso trabalho estratégico, estamos visitando grandes empresas e indústrias para trazê-las e garantir a geração de mais empregos nos próximos meses e alavancar a economia no município”, disse.

Conforme o secretário, a perspectiva é de que 600 empregos diretos sejam criados nos próximos seis meses e de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos.

No meio rural, segundo o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, a agricultura – atividade primária de Linhares –, gera um número expressivo de oportunidades de trabalho.

“O município precisa manter os níveis de produtividade e agregar valor, como a fruticultura faz. Com 10 hectares de frutas, são 25 pessoas envolvidas. Ela deve continuar a ser valorizada, porque o jovem permanece no campo, evitando o êxodo rural, e leva as tecnologias necessárias, desenvolvendo mais o campo”, apontou.

Compuseram a Mesa do encontro a vereadora Pamela Maia; a diretora-geral do Ifes Linhares, Sandra Bassani; o vice-prefeito e diretor-presidente da Panan, Paulo Joaquim do Nascimento, representando o setor moveleiro; a diretora-presidente da Gestorh, Stella Ribeiro; e o diretor-presidente da Norte Recicla, Luiz Marcio Freitas.