Meio Ambiente participa de oficina da AGERH sobre a Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAM), participou nessa quinta-feira (12) da 2ª Oficina do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica, em Ibiraçu. O encontro, promovido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), faz parte da metodologia participativa de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte.

Na ocasião, os participantes tiveram acesso ao diagnóstico de rios e córregos, como a quantidade e a qualidade das águas, e demais características das bacias que compõem a região hídrica, que, além de Linhares, também abrange os municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Santa Leopoldina, Serra e Vitória – totalizando uma área de drenagem de aproximadamente 3.100 km².

“Esta é a segunda oficina da Agerh e marca o final da Etapa A de elaboração do Plano de Bacias, cujos trabalhos foram realizados no primeiro encontro. O diagnóstico apresentado será a base do planejamento. Este é o último encontro que engloba a região de Linhares”, informou a bióloga da Prefeitura de Linhares, Paula Garcia, que estava acompanhada da também bióloga da SEMAM, Juliana Borges Guasti.

Os dados apresentados foram obtidos por meio de coletas realizadas pela equipe desenvolvedora do Plano das Bacias do Litoral Centro-Norte, durante pesquisas de campo, consultas a diversas instituições de pesquisa, prefeituras, órgãos ligados à agricultura e ao meio ambiente, dentre outros.

Após esta apresentação do diagnóstico, a equipe responsável desenvolverá os prognósticos para a quantidade e a qualidade das águas, além de levantar ações necessárias para preservação e uso sustentável dos recursos hídricos. A sociedade participará de todo o processo, inclusive, definindo as metas de qualidade da água (enquadramento) a ser alcançada ao longo do tempo de acordo com os usos mais restritivos, ou seja, aqueles que exigem água de melhor qualidade.

O Plano de Recursos Hídricos e o Enquadramento da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte estão sendo desenvolvidos pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).