Aluna de escola da prefeitura vai representar Linhares em etapa regional do Concurso Cultural do Instituto Sicoob

A aluna Fabiana dos Santos Moura, do 5º ano da Emef “Antônio Fernandes de Almeida”, no Interlagos, segue agora para a etapa regional do Concurso Cultural do Instituto Sicoob. Ela e mais dois alunos de duas escolas particulares do Ensino Fundamental tiveram suas redações selecionadas entre 250 participantes do município e receberam como prêmio um kit escolar. O tema do concurso é “Todo mundo ganha com a cooperação”.

O Concurso Cultural é realizado com a finalidade de difundir o conceito de cooperação para crianças dos 3° e 5° anos do Ensino Fundamental e contribuir para formação de cidadãos mais conscientes.  “Recebemos cartilhas para cada aluno participante que foram trabalhadas dentro da sala de aula e, a partir, daí foram produzidas as redações e os desenhos, e a escola escolheu três de cada, alcançando assim essa conquista para a escola que muito nos orgulhou”, falou a diretora Eliana Garcia, informando que outros cinco alunos da escola também receberam prêmios pela participação.

A Fabiana dos Santos Moura, de 11 anos, já está na expectativa para a próxima fase. “Fiquei surpresa, pois achava que não passaria para a fase regional, pois estava disputando com alunos de escolas particulares. Mas aprendi que todos nós somos capazes. Já me sinto vitoriosa”, comemorou.

Agora Fabiana disputará a etapa regional e cada Central Sicoob selecionará as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminhará ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabelecerá uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria. Na etapa regional, o aluno receberá como prêmio uma bicicleta e o professor R$ 500,00 e, na etapa nacional, um computador e a escola um data show e caixa de som.

“Fiquei satisfeita com o resultado, temos alunos com muito potencial em escolas públicas. Saber que minha aluna ganhou a etapa local e irá participar da etapa regional me deixou muito orgulhosa”, disse a professora  Rosimeri Scarpat.

De acordo com o regulamento, são duas categorias existentes. Os alunos do 3º ano participam do concurso por meio da produção de desenhos, avaliados pela originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética. Já os alunos do 5º ano concorrem com a redação que tem como critérios a avaliação do texto narrativo, a sequência lógica (começo, meio e fim), domínio das normas gramaticais, originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética.