Prefeito Guerino Zanon participa da inauguração de eletroposto em Linhares

Linhares é um dos sete municípios capixabas contemplados com a instalação de estação de recarga para veículos elétricos. O eletroposto, instalado na Avenida Rui Barbosa, ao lado da sede da Prefeitura de Linhares, foi inaugurado na tarde dessa terça-feira (10), com a presença do prefeito Guerino Zanon e do diretor da EDP, João Brito Martins.

O projeto dos sete postos em todo o Espírito Santo, cujo investimento é de cerca de R$ 350 mil, é uma parceria da EDP, concessionária que distribui energia no Estado, e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Linhares deu um importante passo no estímulo à mobilidade elétrica ao ser o primeiro município da região Norte a receber o equipamento. Isso mostra os avanços e a força do nosso trabalho em atrair boas e grandes iniciativas”, destacou o prefeito Guerino Zanon.

“Essa iniciativa, que é uma tendência global, reafirma o nosso compromisso com o estado do Espírito Santo, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, completou o diretor da EDP, João Brito Martins.

Recarga

O ponto de recarga está instalado na Avenida Rui Barbosa, ao lado da Prefeitura Municipal, no Centro. A unidade permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida – em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria.

Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico. Ressalta-se que o uso da estação não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário.

Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

Confira algumas vantagens de se utilizar o carro elétrico:

• O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;

• O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;

• O desempenho é semelhante a um carro popular;

• Não consome energia enquanto está parado;

• Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.

• O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.