Comunidade de Baixo Quartel e região receberam projeto Café e Cultura

Os moradores de Baixo Quartel e região receberam na sexta-feira (30) as ações do Projeto Café e Cultura. Foi uma tarde de diversos serviços ofertados, muita informação e integração entre as famílias. No dia 13 de setembro é a vez das comunidades do Farias/Guaxe serem contemplados com o projeto na quadra de esportes do Farias. A ação faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.

O senhor Sebastião Francisco Ferreira, disse que receber os serviços do ônibus do Naps, que disponibilizou testes de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, testes de Índice de Massa Corporal (IMC), além do cadastramento e atualização do Bolsa Família, CadÚnico, atendimento com pedagogos, psicólogos e assistente social, é um ganho para a comunidade.

“É uma grande iniciativa que vem sendo desenvolvida nas comunidades do interior que beneficia muito nós produtores, principalmente neste momento de crise que o setor cafeeiro vem passando. O evento promove também a integração e o bem-estar entre as comunidades. Agradeço a prefeitura por realizar esse projeto aqui em Baixo Quartel e por tudo que vem sendo feito em nossa região”, agradeceu o produtor Sebastião.

Paralelo aos serviços da saúde e de ação social, as crianças contaram com espaço de lazer, além de oficinas para artesanato e aula show “Culinária com Café”, que ensinou deliciosas receitas tendo o café como ingrediente principal. A comunidade também teve um espaço para expor e comercializar seus produtos na “Feira de produtos regionais”. “Estou muito feliz em saber que as famílias têm recebido nosso projeto de forma tão positiva. Aproximar os serviços da prefeitura da comunidade é uma das nossas prioridades”,frisou o prefeito Guerino Zanon.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que duas palestras foram ministradas aos produtores rurais: “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas” e “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”. “Além dos serviços de saúde e da assistência social, esse projeto vem para avançarmos no quesito produção com qualidade, visando agregar valor e promover a integração cultural, valorizando as famílias e todos os aspectos que envolvem a cafeicultura”, destacou.

O Projeto Café e Cultura conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Assistência Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper.

Confira os próximos encontros:

– 13/09 – Farias/Guaxe – Quadra de Esportes, do Farias;

– 20/09 – São Rafael – Associação ao lado do campo.