Warm Up Linhares reúne mais de 800 ciclistas de todo país

Muita adrenalina e superação foram marcas registradas na Warm Up Linhares, competição realizada pela Brasil Ride, principal agência do país na realização de eventos de ciclismo, que reuniu mais de 800 pessoas de 14 estados. A Warm Up teve como ponto de partida a Lagoa Nova, reuniu centenas de apreciadores da modalidade e foi uma oportunidade para movimentar e potencializar o turismo e o esporte na região. O evento contou com o patrocínio da Prefeitura de Linhares.

O grande destaque da competição foi André Zanini Marineti, de Espera Feliz (MG), 18 anos, que garantiu o primeiro lugar no pódio na categoria Super Pro, completando o circuito de 103 km. O mineiro falou dos desafios e que ficou surpreso com o município de Linhares. “Treinei bastante para a prova, foi um percurso bem puxado, minha expectativa para a região era de área mais plana, mas teve bastante subida. Lá do alto da pedra o visual é lindo demais, não esperava esse tanto de morro aqui, e a região é muito bonita e tem trilhas muitos boas”, destacou.

Prefeito de Linhares e André Zanini Marineti, vencedor na categoria Super Pro

Para muitos ciclistas, o percurso foi um treino para a Ultramaratona Brasil Ride, que acontecerá em outubro na Bahia. Foi o caso do atleta Ítalo Farias, de Botucatu (SP), que garantiu a segunda colocação na categoria Super Pro. “Não conhecia o Espírito Santo, acompanho todas as provas da Brasil Ride, e achei Linhares uma cidade muito bonita, aconchegante, população foi bem receptiva. Foi uma ótima prova”, frisou.

O fundador da Brasil Ride, Mário Roma, disse que Linhares sediou a maior prova de mountain bike da história do estado na modalidade. “Fiquei surpreendido com a organização da cidade, limpeza e o visual das lagoas. Eu sabia que a cidade seria algo novo para nossos clientes e teria grande potencial no Espírito Santo para sediar a maior evento de ciclismo do estado. Receber pessoas de 14 estados do país para conhecer a cidade através do esporte é uma conquista muito grande. Somos os únicos do Brasil em 10 anos a fazer uma prova em três categorias no mesmo evento: a Super Pro, a Pro e a Tour, esta última nunca tínhamos feito e é uma categoria que organizamos para as crianças e pessoas de mais idade que buscam por qualidade de vida”.

O Luciano Poli Ferolla, de Natividade (RJ), participou da categoria Tour (64,7 km), aquela direcionada ao incentivo de ciclistas, principalmente os iniciantes, a superar seus limites na modalidade de esportiva. “Gosto de pedalar, vim para participar e completar o percurso e superar meus limites”, declarou.

“Foi um prazer receber a todos os ciclistas na nossa cidade num evento tão marcante, de âmbito nacional. O turismo, esporte e lazer ganharam muito nesse domingo e a tendência é trazermos outros eventos para fomentar  e potencializar cada dia mais o turismo em Linhares”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Linhares, Ivan Salvador, disse que o evento foi fechado com chave de ouro. “Queremos agradecer a população de Linhares por receber nossos atletas que vieram de várias partes do país e pelo prefeito e a municipalidade por trazerem um evento desse porte para Linhares. Os hotéis também ficaram lotados e a cidade colorida com as bikes. Queremos agradecer também aos competidores que vieram prestigiar a nossa cidade”, falou.

Sobre o evento

O Warm Up Linhares contou com três categorias: Super Pro com 103km, Pro com 80km – as duas foram competitivas – e a categoria Tour com 65km, que visava incentivar os iniciantes no esporte, crianças e pessoas com mais idade. Os vencedores, tanto na categoria feminina, quanto na masculina, receberam prêmios em dinheiro, e todos os que completaram o percurso levaram medalha de participação.

O Warm Up Linhares tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Linhares, Brametal, Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas – Aluguel de carros. Conta com os apoios de Conect Car, Full Gas, Garmin, La Maglia, LAF Corretora de Seguros, Oakley, Squirt, Red Bull, Shop2gether e Thule. A organização é da Brasil Ride.