Prefeito Guerino entrega extensão do CRAS para moradores de Baixo Quartel
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, realizaram na sexta-feira (30), a entrega da extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para os moradores de Baixo Quartel, no interior do município. A nova unidade entrou em operação nesta segunda-feira (02), na avenida principal, próximo à loja de material de construção. A entrega contou com um momento ecumênico com o padre Romildo da Silva Almeida.
A entrega visa aproximar e facilitar o acesso da população local aos serviços oferecidos no CRAS Rio Quartel por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente, são assistidas 1.100 famílias no CRAS Rio Quartel.
“É uma obra que garante mais qualidade de vida para os moradores de Baixo Quartel. Ficamos muito felizes por entregar este espaço que terá esta função para a comunidade. Nosso objetivo enquanto poder público é exatamente este, levar até os nossos cidadãos serviços públicos que contribuam para o bem estar de todos”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
O presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Baixo Quartel, Douglas Peruchi, comemorou a conquista. “Essa é uma ação do bem que vem para contemplar nossa comunidade. É um grande benefício que oferecerá diversos serviços que serão capazes de mudar realidade dos nossos moradores. Parabéns ao prefeito e a todos os envolvidos por nos dar de presente esta nova unidade que é de extrema importância para todos”, frisou Douglas.
“Essa unidade aqui é muito importante. Agora temos esses serviços mais perto de casa, dentro da comunidade”, disse a moradora Oranildes Bonfim Oliveira.
“O novo espaço vai nos permitir proporcionar e realizar, basicamente, o mesmo atendimento oferecido no CRAS Rio Quartel, porém, evitando o deslocamento dessas famílias até lá. Por isso ficamos felizes em poder ampliar os serviços e garantir às famílias o acesso aos direitos básicos de um cidadão”, afirma o secretário Municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.
Conforme a coordenadora da Unidade, Jaira Helena Rossone Recla, o horário de atendimento poderá ser ampliado, de acordo com a demanda. Além disso, oficinas e encontros poderão ocorrer em outros dias da semana, e não somente nos que foram inicialmente estipulados. Os funcionários serão os mesmos do CRAS Rio Quartel.
O público-alvo dos CRAS do município de Linhares é formado por famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social. É um público composto por beneficiários do programa Bolsa Família; em situação de extrema pobreza, pobreza ou privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos); e com vínculos afetivos frágeis.
Atendimento
Inicialmente, os atendimentos serão prestados em três turnos por semana – as terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 7 às 17 horas. No local serão oferecidos serviços psicossociais, abrangendo Cadastro Único, Bolsa Família, oficinas de Artesanato e Convivência, atendimento a idosos, crianças e adolescentes, por meio de psicólogos e assistentes sociais; bem como os serviços do programa de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF), Benefício de Prestação Continuada e Tarifa Social.
Sobre o CRAS Rio Quartel
Atualmente, a equipe do CRAS Rio Quartel é composta por 13 profissionais, de diversas áreas, empenhados em promover a inclusão social dos cidadãos assistidos e garantir qualidade de vida a elas. Além dos idosos, o Centro de Referência atende crianças e adolescentes em situação de risco social. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Além de Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a vários programas sociais do Governo Federal, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Quartel ainda oferece Programa de Atenção Integrada da Família, Serviço de Convivência, Oficinas Motivacionais, entre outros.