Centenas de pessoas participam da abertura da Conferência Municipal de Assistência Social

Centenas de pessoas participaram da abertura oficial da Conferência Municipal de Assistência Social realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na noite dessa quarta-feira (28), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Interlagos. O evento, que reúne representantes do governo, da sociedade civil organizada e da população – na pessoa dos usuários dos serviços socioassistenciais –, continua nesta quinta-feira (29) no Centro de Referência.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, o evento tem o objetivo debater os principais desafios e propor novas diretrizes a serem implementadas pelos órgãos governamentais e não governamentais acerca das Políticas Públicas da Assistência Social, como intuito de fazer uma análise objetiva e concreta do impacto das medidas recentes na consolidação do SUAS nos Municípios.

A abertura da Conferência foi feita pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Altamir Ribeiro de Moura. “Esse é um grande momento para nosso município, pois estaremos aprofundando nossos conhecimentos e discutindo a política pública da Assistência Social, avaliando os avanços e os desafios que se colocam no dia-a-dia na efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, disse.

“Esse é um momento ímpar, onde cada um dos diferentes segmentos estará reunido para pensar, debater, dialogar, refletir e problematizar as situações, criando assim propostas e metodologia como formas de evolução da política pública da Assistência Social. Nosso objetivo com isso é alcançarmos um serviço mais eficiente e sociotransformador numa perspectiva construtiva, com soluções e novas formas de financiamento de uma política que é tão importante para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas e, consequentemente, da população linharense”, destacou o secretário Municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

“A conferência é muito importante, pois a partir dela vão ser definidas algumas ideias e ações que poderão ser realizadas em nossa cidade. Parabenizo o poder público por se empenhar em desenvolver política pública em favor das comunidades linharenses”, frisou Arlei Vieira, que esteve presente na abertura representando a Associação de Moradores do bairro Aviso.

Entre os temas abordados da Conferência estão: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Política Pública tem que ter financiamento público e a participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.