Mais de 30 mil pessoas participam da Virada Cultural na Praça 22 de Agosto

A quarta edição da Virada Cultural de Linhares foi sucesso de público. Mais de 30 mil pessoas participaram do evento que levou o melhor da cultura linharense para a Praça 22 de Agosto no último fim de semana. Mais de 1 artistas de diverso seguimentos se apresentaram na praça. O evento fez parte das comemorações dos 219 anos de fundação de Linhares.

Cinco palcos foram montados para receber as atrações musicais, culturais e de entretenimento de artistas do município. Além dos palcos, a Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges) também recebeu apresentações musicais e exposições de livros e o Centro Cultural Nice Avanza também foi palco das manifestações artísticas.

Do rap ao samba e do rock à MPB, passando pelo congo e pelas quadrilhas, a música deu o tom do evento, assim como teatro, dança, intervenções urbanas e participação de coletivos e produtores culturais do município. Nos locais das apresentações também houve momentos com palco livre para os artistas que não conseguiram se inscrever mostrarem seu talento.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou a importância de realizar o evento na cidade. “Foi um sucesso total. Fico feliz em proporcionar espaços para que o artista local se apresente e fique em evidência durante os três dias da Virada. Nosso objetivo é o de valorizar a classe artística e levar acesso a cultura aos linharenses. Parabéns a todos os envolvidos na realização deste evento cultural”, frisou o prefeito. 

Para o artesão Willian Rodrigues o evento foi muito bacana. “É muito importante ver as famílias reunidas em nossa praça para prestigiar o melhor da cultura linharense. Além disso, a Virada abre as portas para os novos talentos e dar espaço para a gente que trabalha com artesanato”, afirmou o artesão.

A cantora Bella Nogueira destacou a importância do evento para os artistas da cidade. “Com certeza é uma das melhores épocas para os artistas de Linhares. Há dez anos, por exemplo, nossa cidade não tinha esta estrutura para receber um tipo de evento cultural deste nível. Como artista é uma honra e de encher o coração de orgulho ver nossa praça lotada com a Virada Cultural”, destacou a cantora.

“Nossa praça viveu um verdadeiro caldeirão cultural. Além de dar visibilidade a diversos seguimentos da cultura, a Virada Cultural proporcionou entretenimento para a população e é um grande registro para fortalecimento do recém criado Fundo de Cultura. Estamos trabalhando incansavelmente para enaltecermos a cultura local de Linhares e nossa cultura está atingindo um nível de investimento como nunca se teve na cidade”, disse o Diretor de Cultura da Prefeitura, Urbano D’ávila.

A Virada Cultura foi realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e contou com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e da Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges).