Casa Rosa reúne mamães para palestras sobre a importância do aleitamento materno

Para esclarecer as mulheres e seus companheiros sobre a importância de amamentar, a secretaria Municipal de Saúde, por meio da Casa Rosa, realizou nesta segunda-feira, dia 26, um encontro com o tema “Amamentar é um ato de amor”, reforçando a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição e garantir a segurança alimentar. O evento fez parte do Dia Mundial do Aleitamento Materno, comemorado no início do mês de agosto.

De acordo com a coordenadora do aleitamento materno é Mayara Gomes Baiocco a ação ajuda a fortalecer a conscientização das mães sobre seus direitos. “Amamentar é um direito da criança, mas não é um dever da mãe, por isso precisamos conscientizá-la, apoiá-la e protegê-la para que ela queira amamentar”, destacou.

“Conseguimos orientar as mamães sobre o tema, esclarecendo dúvidas. O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, de fácil digestão e não sobrecarrega o intestino e os rins, sendo ainda fonte de afeto entre a mãe e o bebê. Exceto por questões pontuais, a maior parte das mulheres pode e deve amamentar seu bebê por 2 anos ou mais, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, pontuou a coordenadora.

A programação contou com palestra sobre superação das dificuldades de amamenta, com a pediatra Jéssica Rocio Delatorri, e ainda com a “hora do mamaço”, roda de conversa sobre aleitamento e café da manhã para as mamães.