Comunidade de Desengano recebeu projeto Café e Cultura na sexta-feira (9)

Sexta-feira (9) foi a vez da comunidade de Desengano receber as ações do Projeto Café e Cultura. Foi uma tarde de muita informação, serviços e integração entre as famílias da região. No dia 30 de agosto o projeto chega à comunidade de Rio Quartel e acontecerá na quadra de esportes. A ação faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.

O presidente da Associação de Moradores de Desengano, Pedro Imberti, parabenizou o projeto da prefeitura. “A iniciativa não contribui somente com o produtor, mas com toda a comunidade. Temos uma unidade de saúde que funciona normalmente, mas os serviços aqui na ação vêm para fortalecer ainda mais a prevenção contra doenças. É de extrema importância receber todas estas atividades que também contribuem muito para o desenvolvimento da região. Só tenho a agradecer a prefeitura pelas atividades que vem sendo desenvolvidas no interior”, pontuou.

No ônibus do Naps foram ofertados testes de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, teste de Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia o peso ideal da pessoa, e orientações nutricionais. A Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve oficinas de artesanato, o cadastramento e atualização do Bolsa Família, CadUnico, além de atendimento com pedagogos, psicólogos e assistente social, lazer para crianças, fechando com uma atração cultural. Receitas tendo o café com ingrediente principal foram realizadas durante a aula show “Culinária com café”.

No evento, os produtores tiveram acesso a duas palestras: uma sobre “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor” e outra referente à “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”. “Para nós produtores é muito importante saber que a prefeitura se preocupa conosco. É uma grande ação que vem para agregar mais conhecimentos, e busca ajudar quem vive no campo. Com certeza toda comunidade está feliz e agradecida com a iniciativa”, afirmou o produtor Luiz Carlos Dambroz.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, disse que o projeto vem sendo bem recebido nas comunidades. “O projeto é uma forma de aproximar as comunidades dos serviços que a prefeitura oferece e levar aos produtores informações que ajudem na busca por melhorias da qualidade do café nas propriedades rurais e para entendermos também como podemos avançar nesse sentido”, disse.

“Estamos focados em desenvolver em Linhares ações eficazes para fortalecimento do setor agrícola e o projeto Café e Cultura é uma delas. Desde o início, as nossas equipes estão empenhadas nos serviços para promover esse fortalecimento como, por exemplo, o Programa Linhares Coffee, que engloba ações como o Concurso de Qualidade do Café Conilon que está acontecendo neste momento; treinamentos sobre técnicas de qualidade; visitas em propriedades referência no estado, patrolamento de estradas, construção e restauração de pontes, além das barragens que estamos construindo e as mais de 3 mil caixas secas já construídas e outras em processo de construção”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O projeto conta com apoio das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Secretaria de Saúde, Assistência Social e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper. O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonomo esteve presente no evento.

Programação completa:

– 15h às 18h30 – Atendimento do Naps / Espaço de lazer para crianças e oficinas de artesanato / Feira de produtos regionais.

– 16h30 – Aula Show – Culinária com café;

– 17h00 – Palestra “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”;

– 17h30 – Palestra “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”;

– 18h00 – Atração cultural.

Confira os próximos encontros:

– 30/08 – Baixo Quartel – Quadra de Esportes;

– 13/09 – Farias/Guaxe – Quadra de Esportes;

– 20/09 – São Rafael – Associação ao lado do campo.