Moradores devem ficar atentos quanto ao horário de recolhimento do lixo doméstico e de entulhos

O lixo deixado na rua durante muito tempo pode trazer vários transtornos, como o entupimento da rede pluvial, causando alagamentos. Outro incômodo é a proliferação de ratos e insetos. É com o objetivo de evitar estas situações que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos orienta aos moradores quanto aos horários de coleta e descarte regular dos materiais em vias públicas para que o acúmulo de restos de construção, galhos de árvores, pneus ou de lixo doméstico não se transformem, por exemplo, em focos que podem virar criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e o vírus zika.

As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos cumprem um cronograma diário de recolhimento do lixo doméstico em toda a sede do Município. É considerado lixo domiciliar aquele gerado em cozinhas, banheiros e limpeza de casa, ou seja, o lixo comum e úmido. A recomendação é que os moradores o depositem acondicionado em sacos de plástico uma hora antes do caminhão passar. A coleta é realizada de segunda-feira a sábado e também nos feriados. Aos domingos, o serviço não é disponibilizado.

Além disso,  a Secretaria também disponibiliza um cronograma para a coleta de entulhos a fim de manter a cidade limpa, preservar o meio ambiente, evitando assim o descarte inadequado dos resíduos inertes, bem como inibir a proliferação de animais que podem transmitir doenças às pessoas.

No entanto, as equipes que atuam nas ruas observam que os moradores disponibilizam resíduos domésticos e entulhos em dias que a coleta não acontece e fora dos horários, ficando os materiais sujeitos a ações de pessoas e animais, que acabam abrindo as sacolas plásticas em busca de materiais recicláveis e comida, espalhando, principalmente, o lixo pelas calçadas e vias públicas.

“As nossas equipes, porém, observam que ainda há moradores que colocam o lixo em frente às residências e comércios aos domingos, ficando sujeito às ações de animais, que espalham os resíduos, causando sujeira nas vias, poluição visual, além de mau odor, problemas de saúde pública e entupimento de bocas de bueiros”, ressalta o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Por essa razão, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, realiza a fiscalização do descarte irregular dos resíduos sólidos e domésticos, e a aplicação das sanções tem a contribuição dos munícipes, que estão sendo conscientizados permanentemente pelas equipes de trabalho. No último mês de julho, por exemplo, foram aplicados 27 autos de infração aos moradores que não respeitaram o cronograma. A população pode contribuir com denúncias através do telefone (27) 3372 2117.

“Nossas equipes estão nas ruas fazendo o seu papel de orientar sobre a forma correta de fazer o descarte e, em contrapartida, nossos fiscais atuam com rigor para inibir esta prática abusiva de descarte irregular de resíduos sólidos, que põe em risco a vida de muitas pessoas, além de causar muitos transtornos à cidade”, destaca o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.