Mutirão contra a dengue recolhe mais de 1 tonelada de lixo e encontra focos do mosquito em Bebedouro

A secretaria municipal de Saúde de Linhares tem intensificado suas ações no combate à dengue no Município. Por isso, nesse sábado (10), o distrito de Bebedouro, no interior do município, recebeu um mutirão com várias ações envolvendo profissionais da saúde e moradores para chamar a atenção ao combate adequado do mosquito Aedes aegyti, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya.

O resultado do mutirão impressionou: mais de 1 tonelada de lixo foi recolhida na ação. A mobilização contou com a presença do prefeito de Linhares Guerino Zanon, do secretário de Saúde, Saulo Meireles, e também de agentes comunitários de saúde do município, estudantes, profissionais de escolas da região e dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), associação de moradores e comunidade. Só neste ano Bebedouro já contabiliza 133 casos positivos de dengue.

Durante o mutirão, os agentes fizeram visitas a mais de 690 residências orientando os proprietários e encontraram sete focos do mosquito, que foram eliminados. O diretor da Vigilância em Saúde de Linhares, Sérgio Lubiana, ressaltou que a visita dos agentes de combate às endemias aos imóveis é uma ação relevante no combate às arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegipytis).

“A principal função dos agentes nas visitas aos imóveis é orientar a população a eliminar os criadouros de mosquitos. Nessas visitas, ao identificar riscos de infestação ou presença de criadouros desse vetor dos vírus, os agentes orientam o responsável pelo imóvel a eliminar o criadouro ou tratam o foco com larvicida. Por isso, é tão importante ouvir e seguir as orientações dos agentes durante as visitas”, explica Sérgio.

O prefeito Guerino Zanon, durante o mutirão, fez questão de lembrar aos moradores que qualquer água é foco para a proliferação do mosquito e, por isso, todo cuidado é necessário. “Estamos iniciando esse calendário de mutirões contra a dengue onde existe um maior número de focos do mosquito e de registro de casos da doença. Mas só vamos acabar com a dengue se tivermos ajuda da população, que deverá manter a limpeza de seus quintais, acondicionar o lixo doméstico de forma correta, tapar com telas as caixas d’água e ralos. Enfim, a população tem de se conscientizar que este trabalho de combate aos focos é permanente. E nossas equipes da área da saúde, estará sempre junto com os moradores nesta ação de prevenção e combate”, afirmou.

Mutirão no bairro Interlagos

O próximo mutirão contra a dengue já tem data e local marcado. Será no próximo sábado, dia 17, no bairro Interlagos II, 8h às 12 horas. Em 2019, Linhares registra 2.627 casos positivos da doença e quatro óbitos confirmados.

Dicas para combatermos o mosquito:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’ água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.