Projeto Enxergando o Futuro entrega 16 óculos a alunos da Emef José Modeneze em Linhares

Conseguir ler melhor e enxergar as coisas ao redor com mais clareza agora é realidade para 16 alunos da Emef José Modeneze, no bairro Canivete. Após passar pela triagem e consulta, hoje (31) foi o dia dos estudantes receberem, na presença de familiares, os tão esperados óculos gratuitos dentro do projeto “Enxergando o Futuro”. A ação é uma iniciativa da Loja Maçônica Linhares Unido e Lions Club Linhares, em parceria com a Secretaria de Educação, da Prefeitura, a Clínica de Olhos Bortot e a Ótica Avenida.

É a primeira vez que o projeto atende a Emef José Modeneze e já beneficiou 30 alunos de duas escolas da prefeitura. Para Jéssica Marques de Oliveira, do 3º ano, o projeto é uma nova oportunidade de enxergar melhor. “Tem horas que preciso ir à frente do quadro perguntar a professora qual palavra está escrita, porque não enxergo. De longe eu não enxergo muito e no dia a dia tinha vezes que em casa pegava os óculos da minha mãe para enxergar algumas coisas”, disse.

De acordo com a diretora da escola, Regina Jacobsen, os problemas de visão prejudicam o aprendizado. “Estou muito feliz com esse projeto na escola que veio atender famílias que não tinham condições de adquirir os óculos. Com certeza eles vieram para melhorar a qualidade de vida e contribuir com a aprendizagem, visto que problemas oftalmológicos deixam a crianças inquietas e dificulta o processo de aprendizagem”, frisou.

O projeto “Enxergando o Futuro” tem como objetivo identificar possíveis problemas de visão dos alunos da rede pública municipal, com idade entre 5 e 14 anos. O venerável da Loja Macônica, Adervânio Pedroni, falou sobre o impacto que projeto concede na vida de uma criança. “O projeto resgata a criança que tem necessidade de fazer uso do óculo, fazendo com que ela tenha um desenvolvimento escolar e no dia a dia bem melhor”, frisou. O presidente do Lions Club, professor Bernardo Rodrigues, completou: “O trabalho social é fruto de parceria, advinda de pessoas que têm espírito voluntário, que preocupam-se com o próximo. E, com esse projeto, por meio do esforço comum, consegue-se melhorar a qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli acompanhou a entrega na escola. “Esse é um momento muito emocionante e mostra que quando existem parcerias entre o poder público, entidades filantrópicas e empresas privadas muitos projetos bons podem mudar as vidas das pessoas. Esse projeto é muito valoroso, pois muitas famílias não têm condições de adquirir um óculos e a falta deles pode causar a dispersão em sala de aula, atrapalhando o rendimento escolar”, observou.  

O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que é muito importante que as crianças enxerguem bem para conseguir um bom desempenho na escola. “Estamos muito felizes em saber da alegria dos alunos que receberam óculos novos e passarão a enxergar com mais clareza o conteúdo transmitido em sala de aula pela professora. Fico feliz com essa parceria que é um incentivo para que a criança não perca o estímulo em estudar”, enfatizou. O vereador Edimar Vittorazzi também esteve presente no evento.