Meio Ambiente realiza vistoria na lagoa Terra Alta para avaliar condições da qualidade da água

Na semana passada, uma equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Linhares, foi até a lagoa Terra Alta, localizada no distrito de São Rafael, realizar uma vistoria com o objetivo de verificar as condições da qualidade da água. A equipe realizou a coleta em quatro pontos da lagoa para avaliação de Escherichia Coli (bactéria). De acordo com o resultado da pesquisa, os pontos monitorados atenderam os limites exigidos pela legislação específica do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/2000, ou seja, estão dentro dos parâmetros da legislação. 

“Durante a vistoria foi observado um aspecto visual esverdeado, influenciada por um processo de multiplicação de algas, comum em corpos d’água sem tanta movimentação, conhecido como fenômeno de eutrofização. Esse fenômeno pode também ocorrer lentamente por causa natural, que é o caso da lagoa Terra Alta”, destacou a bióloga da Prefeitura de Linhares, Juliana Borges Guasti.

A bióloga também disse que alguns pontos da lagoa não possuem matas ciliares e cobertura vegetal. “Vários pontos da lagoa são ladeados por cultivos agrícolas. Sem a proteção das matas ciliares e sem cobertura vegetal, as margens das lagoas ocasionam arraste de matéria orgânica e sedimentos para o fundo da lagoa em períodos chuvosos. Isso tudo, favorece o aumento e disponibilidade de sais minerais na água, gerando a formação de algas, dando o tom mais esverdeado no período de mudança de temperatura da água”, explicou Juliana. 

O secretário da pasta Fabrício Borghi Folli, destacou a importância do monitoramento de balneabilidade para o município. “Linhares é uma cidade privilegiada com o sistema lacustre que possui e a secretaria de Meio Ambiente realiza diversas ações com o objetivo de zelar por esse patrimônio natural. Desta forma, as atividades de monitoramento são de extrema importância para garantir a qualidade desses ambientes naturais”, destacou.