Prefeitura realiza recolhimento de embalagens de defensivos no Farias e Guaxe nesta quinta (1º)

A Prefeitura de Linhares, em uma parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres) e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), realiza nesta quinta-feira (1º), o recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas no interior do município.

A ação itinerante acontece simultaneamente nas comunidades do Córrego Farias e Guaxe. No Farias, os produtores poderão levar as unidades vazias até a sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Córrego do Farias (APRUCOF), enquanto os produtores do Guaxe devem encaminhar as embalagens até o galpão do Zé Belizário.

O recolhimento de embalagens de defensivos integra o Plano Municipal Agropecuário – Plano Agro, que visa facilitar a entrega dos recipientes para que não seja necessário o deslocamento do produtor até a sede da Assoagres, além de evitar o descarte incorreto das unidades no meio ambiente.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, este ano, a pasta deu continuidade às ações do calendário que foi implantado pela Prefeitura no ano passado. “Vemos a necessidade desta ação e que o produtor já começou a se habituar à campanha, se organizando para a entrega das embalagens, cuja não devolução também implica em multa”, disse Fiorot.

Nos pontos de coleta serão recebidos recipientes flexíveis (plásticas) e caixas de papelão. Em 2018 foram realizadas cinco ações itinerantes e recolhidas mais de 4,5 mil unidades, totalizando aproximadamente 2,5 toneladas de embalagens.