Prefeito Guerino empossa membros do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda

Com o objetivo de elaborar e aprovar projetos que visam à geração de renda e emprego no Município e estimular discussões transparentes em que os diferentes perfis que compõem o mercado de trabalho estejam representados, o prefeito de Linhares Guerino Zanon empossou na manhã desta quinta-feira (18) os membros que integram o conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter). Os conselheiros do biênio 2019-2021 tomaram posse no gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura. Linhares é um dos primeiros municípios do Espírito Santo a instituir um conselho do setor.

O conselho, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares, é formado por representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empregadores, em um total de 18 membros. Todos os conselheiros foram escolhidos por meio de chamamento público. Além dos membros do Comter, participaram da solenidade os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Luiz Fernando Lorenzoni e Amantino Paiva, e os vereadores Ricardo Bonomo, Tarcisio Silva, Gelson Suave e Jean Menezes.

A titular da secretaria de Assistência Social no Comter, Luciana Mantovanelli Amorim, destacou a importância do conselho para a sociedade, no sentido de cobrar e propor ações que vão beneficiar o trabalhador. Ela pontua que o próximo passo do Comter é a criação de um Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda que será de extrema importância para a elaboração, análise e aprovação de programas e projetos financiados com o Fundo, além de acompanhar a aplicação dos recursos no município e suas prioridades.

“As pessoas escolhidas possuem perfis diversos e são comprometidas com a geração de trabalho, com o empreendedorismo e estímulos ao mercado. As discussões são abertas e geram oportunidades para o debate e resolução de questões complexas que poderão impactar o mercado”, disse Luciana.

“Esse é um momento muito especial porque traz a questão da gestão compartilhada que temos no município de Linhares. E ter o Conselho Municipal do Trabalho com representantes de todas as categorias de trabalhadores traz um novo momento. Momento de resgatar as discussões que foram feitas no passado, iniciar novos debates, e, principalmente, criar oportunidades de capacitação aos trabalhadores que buscam uma oportunidade ou já estão inseridos no mercado de trabalho”, disse o representante dos trabalhadores que atuam no setor moveleiro, Flaviano Rabelo Aguiar.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, lembrou que a participação do conselho é muito importante para que a meta de ampliar a oferta de vagas de trabalho seja alcançado. “O acompanhamento desse conselho para que as políticas públicas sejam implementadas é fundamental. O modelo de gestão compartilhada é onde todos são prefeitos. Então, que cada um tenha um olhar especial para participar da elaboração dessas políticas”.

Saiba mais

Formado por representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empregadores, o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) acompanha o desempenho do mercado de trabalho e fornece subsídios para a elaboração de políticas públicas para o fomento ao trabalho e à geração de renda no município.

Entre as atribuições do órgão, estão a definição de prioridades e acompanhamento dos recursos, da qualificação social e profissional continuada, intermediação de mão-de-obra, ações de seguro-desemprego e outras ações definidas pelo sistema público de emprego, trabalho e renda, e a discussão e aprovação da celebração de convênios, termos de parcerias e contratos para a qualificação de trabalhadores.

Os membros são:

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico:
Jamila Almeida Bionde Carvalho – titular
Márcia de Souza Agrizzi – suplente
Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social:
Luciana Mantovanelli Amorim – titular
Sidirlene Silva Borghi – suplente
Representantes da Agência do Sine de Linhares:
Alysson Francisco Gomes Reis – titular
Marcio Bullian Martins – suplente
Dos Trabalhadores Metalúrgicos:
Genilton Lima Rodrigues – titular
Mariudes Paulo – suplente
Dos Trabalhadores do Comércio
Dárick Daniel Fernandes – titular
Vanderlei Soares Pereira – suplente

Dos Trabalhadores Moveleiros
Flaviano Rabelo Aguiar – titular
Lauro Queiroz Rabelo – suplente
Dos Trabalhadores da Agricultura:
Antonio Roberte Bourguignon – titular
Elio Eugenio Gomes e Gama – suplente
Da Findes:
Fernando Antonio Marin – titular
Ocimar Sfalsin – suplente
Federação do Comércio:
Tatiane Santos Oliveira – titular
Ilson Alves Pessoa – suplente