Prefeitura inicia nova frente de trabalho para construção de caixas secas na região de Pedrolândia

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, deram início nesta quarta-feira (17) a mais uma frente de trabalho para construção de caixas secas, desta vez, os maquinários estão na região de Pedrolândia, incluindo Córrego do Meio, São Sebastião de Terra Alta, Bom Parto, São Jorge, Humaitá. Atualmente, mais de 3 mil caixas secas já foram construídas em Japira (Córrego Doutor Jones), São Rafael, Farias e Desengano, com capacidade de retenção nestas quatro frentes de trabalho de mais de 130 milhões de litros d’água.

O produtor Mário Pertel, de Pedrolândia, falou da importância dos reservatórios de água e disse que os técnicos da prefeitura vão definir a quantidade de caixas necessárias na sua propriedade. “Água é vida e precisamos dela para manter também os lençóis nas cabeceiras das nascentes. É muito bom saber que temos o apoio do poder público neste projeto que, mesmo que as caixas sejam construídas na minha propriedade, eu sei que ajuda no aumento do volume de água de todas as nascentes, ajuda a evitar a erosão e conserva as estradas”, frisou.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou a importância do Programa de Conservação de Solo e Água implantado pela atual gestão. “O produtor precisa estar preparado para viver momentos de crise hídrica. Por isso, dentro do programa temos construído pequenas barragens e as caixas secas, feito a manutenção das nascentes, trabalhado o manejo da irrigação, dentre outros serviços para melhorar as condições de trabalho das comunidades rurais, sempre focados na produção sustentável”, finalizou Fiorot, informando que paralelo ao trabalho na região de Pedrolândia, as máquinas que estavam no Farias foram remanejadas para realizar o serviço na comunidade do Guaxe, dentro da mesma microbacia.

O produtor da comunidade de São Sebastião de Terra Alta, o senhor Miguel Luiz Rosa, também abraçou o programa. “Esse programa ajuda a segurar mais a erosão, a conservar as estradas e a melhorar o lenço freático. É um serviço muito bom, que traz resultado e já estou prevendo a construção de umas 20 caixas ou mais na minha propriedade”, afirmou.

“A caixa seca é uma tecnologia que tem sido muito positiva em estradas vicinais. Ajuda a evitar erosões causadas por enxurradas das chuvas, retém sedimentos (terra, lama, cascalhos, etc) e contribui para reduzir o assoreamento de córregos, rios, açudes e lagoas. Um dos nossos focos na agricultura sempre foi à recuperação, avanço e inovação nos programas e serviços prestados às comunidades rurais, para oferecermos melhores condições aos produtores do nosso município”, pontuou o prefeito Guerino Zanon.

Para a construção das caixas secas, a secretaria de Agricultura disponibiliza retro escavadeiras e caminhão caçamba, além do acompanhamento técnico ofertado a todos moradores da região, em caso de dúvidas ou informações. A ação faz parte do Programa de Conservação de Água e Solo da Secretaria de Agricultura. Estiveram presentes no evento presidentes de associação de moradores, sindicatos e produtores rurais de Linhares, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonomo, os vereadores Gelson Suave, Joel Celestrine, Tarcísio Silva e Tobias Cometti, além do vereador de Marilândia, Cimá Fubá.

Vantagens econômicas e socioambientais para as comunidades rurais com a construção das caixas secas:

– infiltração de água da chuva para o subsolo

– perenização das nascentes

– retenção de sedimentos sólidos evitando o assoreamento dos mananciais

– aumento da vazão de água nas nascentes da microbacia trabalhada

– estradas com bom estado de conservação durante todo o ano

– baixo custo e implantação e de manutenção das caixas secas

– baixo custo de manutenção das estradas rurais