Merendeiras da rede municipal de ensino fazem capacitação

O direito à alimentação adequada é um direito constitucional e uma das prioridades da Prefeitura de Linhares. Por isso, as profissionais merendeiras da rede municipal de ensino passam por capacitações periódicas para garantir a qualidade das refeições e a segurança alimentar no ambiente escolar. A capacitação teve início hoje (16) e segue até o dia 19 de julho, durante o período de férias das escolas da Prefeitura.

“As merendeiras são agentes fundamentais em todo o processo da alimentação escolar. O sabor, o aspecto visual e a textura das refeições dependem da forma como o alimento é preparado e interferem na aceitação dos estudantes” explicou a diretora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Sandra De Carli Favalessa, informando que este ano, pela primeira vez, a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, participa da capacitação.

Sônia Gonçalves Lopes Piol, servidora na EMEF “Prefeito Roberto Calmon”, trabalha na rede há 7 anos e falou da responsabilidade na manipulação dos alimentos. “Já fui estudante e na minha época os materiais vinham pré-prontos. Hoje, a comida chega fresca e as carnes são de excelente qualidade e é muito importante saber lidar com esse alimento para que ele chegue à mesa dos alunos sem perder a qualidade. Quando se trata de alimentos temos que ter todo cuidado, pois falamos de centenas de alunos e a responsabilidade é imensa para quem manipula e prepara os alimentos”, disse.

A servente Maria Auxiliadora Pratti trabalha na EMEFM “Marília de Rezende Scarton Coutinho” é funcionária pública há 11 anos e sempre aprende algo novo nos treinamentos. “Sempre surge algo novo nas capacitações sobre a manipulação, os cuidados e a higiene dos alimentos. Uma escola que tem muitos alunos, como é o caso do Marília, os cuidados devem ser ainda maiores, porque a quantidade de alimentos servidos é muito grande”, destacou.

Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria Municipal de Educação possui uma equipe com 04 nutricionistas e uma coordenadora de alimentação e nutrição escolar. São esses profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades e orientam as compras e preparação dos gêneros alimentícios.

“Na educação básica pública, os cardápios são elaborados respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares locais e alimentação saudável e adequada, conforme legislação específica. É muito importante zelar pela qualidade dos produtos desde a compra até a distribuição às escolas, prestando sempre atenção nas boas práticas de manipulação e de higiene para que as crianças possam obter uma alimentação segura e de qualidade”, ressalta a nutricionista Lorena Santos Teixeira.

Restrição alimentar

Para as crianças que possuem algum tipo de restrição alimentar, a família deve entregar um laudo médico na escola para que, então, seja feita uma adaptação no cardápio dessa criança.

Hábitos saudáveis e aprendizagem

A alimentação escolar na rede municipal é uma política consolidada, tendo o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes, com foco na aprendizagem, no rendimento escolar e na formação de hábitos alimentares saudáveis.

“Esses resultados são alcançados por meio de ações de educação alimentar e nutricional e por meio da oferta de refeições que cobrem todas as necessidades nutricionais dos estudantes durante o período letivo”, afirmou Sandra.

A rede municipal de educação conta com aproximadamente 400 profissionais merendeiras, cujas capacitações são ministradas por nutricionistas e contam com a participação do Conselho Municipal de Alimentação.

Agricultura Familiar

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares de Linhares, como file de tilápia, inhame dedo, abóbora, aipim, banana da terra, banana prata, batata doce, cebolinha,couve, feijão carioca, limão taiti, pepino, salsa, tomate, mamão, goiaba, colorau e polpas de suco de fruta.

Só permanecem nos cardápios as preparações que recebem pelo menos 85-90% de aprovação dos alunos – conforme resolução nº 26/2013 do FNDE , dispensando-se as preparações que sejam constituídas, em sua maioria, por frutas ou hortaliças.

De acordo com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a capacitação das profissionais merendeiras e a participação da agricultura familiar no cardápio das escolas são conquistas que envolvem trabalho e o esforço de vários profissionais do Município para beneficiar os estudantes e fortalecer pequenos agricultores. “As merendeiras tem papel fundamental no desenvolvimento dos nossos alunos. E a presença dos produtos da agricultura familiar na merenda é um estímulo ao consumo de frutas e hortaliças pelos alunos, e também impulsiona a economia de Linhares e melhora a qualidade de vida das famílias”, destaca.

Data e horário do treinamento:

Dia 17/07 – Educação Infantil – aula teórica, às 8 horas, no auditório da UAB;

Dia 18/07 – Ensino Fundamental – aula prática, às 8 e depois às 13 horas, na EMEF Samuel Batista Cruz;

Dia 19/07 – Educação Infantil – aula prática às 8 horas e depois às 13 horas, na EMEF Samuel Batista Cruz.