Saúde de Linhares é destaque no ES no tratamento de fonoaudiologia com eletroestimulação

A saúde pública de Linhares é destaque no Espírito Santo em tratamento fonoaudiológico com eletrofonoterapia. A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, adquiriu há um mês equipamentos que por meio da corrente elétrica visa prevenir, evitar, minimizar e tratar complicações clínicas promovendo uma recuperação mais ágil e completa do paciente. Mais de 120 atendimentos já foram realizados utilizando a eletrofonoterapia na Central de Especialidades em Saúde de Linhares.

O secretário de Saúde, Saulo Meirelles, disse que o tratamento não é preconizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, mas que a prefeitura busca sempre oferecer o melhor aos pacientes. “Não é uma obrigação do município, mas é uma necessidade para promover um atendimento com ainda mais qualidade e eficiência aos cidadãos. É um tipo de tratamento inovador e somos uma das primeiras prefeituras a utilizá-lo, se não a pioneira na aquisição dos equipamentos com a finalidade da eletrofonoterapia no estado”, ressaltou.

O fonoaudiólogo da rede, Josirley de Bortoli, falou da satisfação em poder oferecer o tratamento aos pacientes. “Fizemos o pedido de compra dos aparelhos justificando os benefícios e prontamente fomos atendidos. Fiquei surpreso e muito feliz. O aparelho potencializa o tratamento, trazendo ao paciente um resultado com menor tempo em terapia já que utilizamos esse recurso da eletroestimulação em paralelo a terapia fonoaudiologica convencional. Estamos realizando com os equipamentos  uma média de 30 consultas por semana e, muitas vezes, conseguimos reduzir na metade o tempo de tratamento do paciente”, explicou.

O artista plástico, Luiz Natal de Souza, 66 anos, é um dos pacientes que vem recebendo o tratamento. “Tive um AVC e perdi completamente a fala. Comecei o tratamento e na segunda sessão já comecei a falar. Estou muito feliz com o atendimento fonoaudiológico que estou recebendo e não estou acreditando nesta melhora tão rápida”, comemorou o paciente.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, enfatizou que a saúde é prioridade do governo. “Estamos avançando nas ações em saúde realizadas em Linhares. Nosso intuito é o de priorizar sempre pelo cuidado com as pessoas, facilitando e humanizando a saúde do município. Queremos sempre oferecer qualidade nos serviços prestados à população, seja melhorando as estruturas, ampliando atendimentos e investindo na compra de equipamentos”, frisou.

As consultas com o fonoaudiólogo são agendadas por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde. O paciente é atendido em uma Unidade de Saúde próximo a sua residência e encaminhado de lá para o atendimento específico com o fonoaudiólogo na Central de Especialidades em Saúde de Linhares.

Prevenção para profissionais da voz

A prefeitura de Linhares vai iniciar em breve o projeto de prevenção e promoção da saúde vocal com professores da rede municipal de ensino, utilizando o aparelho de eletrofonoterapia. Serão formados grupos de até oito pessoas com intuito de prevenir  problemas relacionados com a voz dos profissionais de ensino de Linhares.