Prefeitura realiza poda de árvores em galhos que avançaram em fiação elétrica em praça do Juparanã

Manter o equilíbrio entre a natureza e as necessidades da população pode não ser uma tarefa simples, mas é necessário. A vida moderna exige energia elétrica, mas também em uma cidade de altas temperaturas como Linhares, as árvores amenizam esse clima escaldante. O problema é quando galhos crescem demais e se chocam com a fiação elétrica, o resultado pode ser uma interrupção do fornecimento de energia ou em casos mais graves, incêndios. 

Por medida de segurança a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, dá continuidade aos serviços de poda de árvores em toda a cidade. Nesta segunda-feira, dia 22, as equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos realizaram a poda nas árvores da Praça Santo Rigoni, no Conjunto Juparanã, e nos canteiros centrais da Avenida Presidente Rodrigues Sales. Além da limpeza e redução da copa, duas espécies ficcus receberam a poda drástica, já que os galhos das árvores já haviam avançado na fiação elétrica do trecho. A poda drástica também vai garantir que as duas árvores refloresçam de forma correta.

A ação, que terá continuidade no decorrer do dia de hoje, também tem o objetivo desobstruir a iluminação pública do local e garantir mais segurança aos moradores do bairro. Durante as intervenções de poda e para garantir a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres, as vias foram sinalizadas e interditadas parcialmente. Os moradores não são autorizados a relizar poda de árvores localizadas em calçadas e demais espaços públicos.

O diretor de Departamento de Planejamento e Implantação, da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, Juliano Bassini Masioli, explica que nas áreas urbanas a poda é necessária para garantir o equilíbrio físico das árvores, sua formação ou evitar que os galhos avancem em direção a fiação elétrica ou para os telhados. "Nos períodos do outono e do inverno o número de solicitações de poda aumenta, porque cresce o risco de queda de galhos devido ao excesso de peso provocado pela grande quantidade de chuva". 

Cronograma

O cronograma dos serviços de poda, paisagismo e jardinagem segue planejamento da secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Além de atender os locais observados pelas equipes de campo, os serviços também contemplam demandas que chegam por meio do telefone 3372-2067. 

Esses serviços solicitados por parte dos munícipes são analisados por técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) e, uma vez constatada a necessidade dos mesmos, entram na programação imediata. A Semam destaca que os moradores não são autorizados a relizar poda de árvores localizadas em calçadas e demais espaços públicos.