Segunda fase da vacinação contra gripe começou nesta segunda (22)

Começou nesta segunda-feira (22/4) a segunda fase da Campanha Nacional da Vacina contra a Gripe, em que todos os públicos prioritários, definidos pelos Ministério da Saúde recebem a vacina. Em Linhares, a vacinação é realizada em todas as Unidades de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8 ás 16h30min. Até a última quarta-feira (17), mais de 1,5 mil pessoas do grupo prioritário já haviam sido vacinadas contra a gripe em Linhares.

Serão vacinadas pessoas maiores de 60 anos, gestantes, mães de bebês nascidos até 45 dias, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada. 

A campanha vai até 31 de maio e a meta, em Linhares, é vacinar pelo menos 90% das 40 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 36 mil pessoas. A campanha iniciou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio. O Dia de Mobilização Nacional, conhecido como "Dia D", está previsto para 4 de maio e vai ter todas as Unidades de Saúde da sede do Município funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana.
A coordenadora de Imunização da Prefeitura de Linhares, Ana Alves de Oliveira, disse pede que a população que integra o grupo prioritário procure a unidade de saúde mais próxima. "É importante que as pessoas procurem a unidade mais próxima de casa durante a semana e não deixem para se vacinar em última hora. Neste período de aproximação do inverno, idosos e crianças, principalmente, são os que mais adoecem devido à gripe e muitos acabam sendo hospitalizados com pneumonia. A gripe é uma doença muito séria e seu agravamento pode levar à morte. A vacina em Linhares está garantida para o público-alvo da campanha", relatou.
Podem se vacinar de 22/04 a 31/4:
*crianças de seis meses a menores de seis anos;
*gestantes em qualquer idade gestacional;
*puérperas no período até 45 dias após o parto;
*idosos com 60 anos ou mais;
*trabalhadores de saúde;
*professores de escolas públicas e privadas;
*pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
*povos indígenas;
*adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas;
*população privada de liberdade;