Procon faz fiscalização de preços em vitrines do centro de Linhares

A equipe de fiscalização do Procon de Linhares realiza, rotineiramente, na região comercial do centro da cidade, ações de fiscalização para verificar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados.

O foco principal é a obrigatoriedade de exposição de preços nas mercadorias expostas nas vitrines. A ação é educativa visando orientar os lojistas para regularizar o que está errado e melhorar a relação com os clientes.

O diretor municipal do Procon, Geraldo Roza, explica que são comuns reclamações sobre a ausência de preço em produtos nas vitrines, o que significa uma infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

"A intenção é que o consumidor não seja obrigado a entrar na loja para perguntar o valor de um produto que ele tem interesse em comprar. O consumidor pode decidir isso antes mesmo de entrar na loja. Os comerciantes devem colocar ao menos o preço à vista na vitrine. A informação ao consumidor deve ser clara e precisa", destaca Geraldo.
Pagamento

O coordenador do Procon de Linhares faz um alerta a respeito do pagamento parcelado. "Os preços dos produtos expostos em vitrines devem ser informados adequadamente. Se a compra puder ser parcelada, deve-se descrever as formas de pagamento, além de deixar bem claras as condições. O lojista deve informar o preço total e os juros no caso da compra a prazo".

Em caso de dúvidas e eventuais infrações encontradas, o consumidor deve denunciar na sede do Procon que fica localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao mercado municipal, na antiga sede da Câmara Municipal, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O telefone do Procon é o (27) 3372-2129 e o órgão.