Na semana do Dia da Água, Meio Ambiente realiza palestras educativas em escolas municipais

Na próxima sexta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, e a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, quer proprocionar muito mais que o simbolismo da data. Com a participação dos estudantes da rede municipal de ensino, um ciclo de palestras que vai percorrer várias unidades de ensino, quer possibilitar a interação homem-meio ambiente, destacando a reflexão e as atitudes práticas que devem ser tomadas em relação à conservação e a proteção da água, o desenvolvimento sustentável e o plantio de árvores. A primeira unidade a receber as equipes da Prefeitura nesta terça-feira (19), é a Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Caboclo Bernardo’, no bairro Planalto.

"A água é um recurso finito. Por isso, devemos trabalhar arduamente na conscientização ambiental da população e esse ciclo de palestras vai proporcionar a interação direta dos nossos estudantes com o meio ambiente. Serão eles, os disseminadores da importância de se economizar e preservar", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, chamando a atenção da população para a preservação dos nossos recursos hídricos. Depois do Caboclo Bernardo, as demais escolas que receberão a palestra são a Adelson Del’Santo, no Nova Esperança; Baixo Quartel, em Baixo Quartel; Caic, no Interlagos; Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga e Roberto Moreira, no Araçá. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, enaltece o trabalho de conexão desenvolvido entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação. "Agradecer pelo empenho do trabalho em conjunto entre as duas secretarias levando aos nossos estudantes informações importantes sobre o cuidado e a preservação desse bem tão precioso que é a água. E para que tenhamos abundância, cada um deve fazer a sua parte utilizando a água forma consciente", afirmou.

"Começamos esse trabalho com as crianças e adolescentes porque aprendem de forma mais rápida e multiplicam o conhecimento para os demais familiares. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está intensificando as ações educativas de conscientização da população sobre a importância da água, destinação correta do lixo, preservação das matas e importância da arborização urbana", explicou chefe de Divisão de Educação Ambiental, Aline Fernandes de Jesus.

Durante as palestras, além do tema água, a equipe do Meio Ambiente também trata de outros assuntos como o descarte de resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente, de uma forma em geral, como a proteção de nascentes, rios e lagoas do Município. 

Confira a programação:

19/03 – EMEF "Caboclo Bernardo" – Planalto

20/03 – EMEF "Adelson Del Santo" – Nova Esperança

21/03 – EMEF "Baixo Quartel" – Baixo Quartel

22/03 – EMEF "Samuel Batista Cruz" – Caic – Interlagos

26/03 – EMEF "Manoel Martins" – Pontal do Ipiranga

02/04 – EMEF "Roberto Moreira" – Araçá