Projeto Meninos da Terra atende 74 crianças e adolescentes em Linhares com atividades diversas

Um espaço dedicado à prática de esportes, atividades culturais, artesanato, jardinagem, horticultura e produção de mudas. E o principal: a possibilidade de enxergar um futuro de oportunidades. Essas são algumas ações desenvolvidas no Projeto Meninos da Terra, que fica no bairro Nova Esperança, que estendeu o horário de funcionamento para o período da manhã. No local são atendidos 74 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos e 11 meses, dos bairros São José, Nova Esperança, Linhares V, Planalto, Movelar, Boa Vista e Jocafe II. A instituição funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h.
 
O adolescente Alex Silva Guilherme, de 16 anos, é um deles. Ele frequenta o projeto há cinco anos e até se tornou tutor da oficina de Educação Física. "Além de ensinar, aprendo muito, porque tudo aqui é passado com fácil entendimento. O que me motiva a vir para cá é a qualidade dos professores, a diretoria, o modo de ensinar e o respeito que tem com a gente. Temos que valorizar um projeto como este e sermos espelho para que outras pessoas, principalmente aquelas que estão entrando em caminhos errados, vejam as oportunidades e venham também para cá", disse.
 
As atividades oferecidas no projeto são as mais diversas. Tem Oficina de laboratório de Informática; de Educação Ambiental; Artesanato com reaproveitamento de materiais reciclados; de Esporte (voleibol e futebol de areia, handebol de areia, Toto e ping pong) e jogos pedagógicos com xadrez e dama. Em abril, contarão também com Oficina de Talentos (bijuteria e sobrancelha), de Música (flauta e violão) e do Saber (literatura para teatralização das histórias dos livros). Esse ano está no cronograma do projeto o resgate das comemorações culturais.
 
As crianças e adolescentes também recebem alimentação no período em que ficam no espaço, café e almoço/jantar, e, além disso, eles cultivam parte do próprio alimento. Na oficina de Horticultura aprendem a manusear o terreno, semear, plantar e a colher.
 
No viveiro, uma das oficinas que o Valci Alves dos Santos, de 17 anos, participa, as dez espécies de mudas plantas nativas cultivadas são vendidas para pessoas físicas e jurídicas, sendo que a principal parceria é a Suzano. O valor é revertido ao projeto, e agora, eles começaram a semear mudas de madeira de lei da Mata Atlântica, e existe um projeto para reflorestar toda a área alagada do entorno do local, mudas do próprio projeto. "Quando eu fico em casa, tenho saudades daqui, das pessoas, das oficinas. Distrai a mente, tira da rua, aprendo bastante e é algo que vou levar para vida toda", disse Valci que está no projeto há três anos.
 
O presidente do Meninos da Terra, Pascoal Januel Celestrini, disse que aumentará o número de pessoas atendidas ainda este ano. "Nossa projeção é até julho deste ano assistir 180 crianças. O projeto vem para fortalecer os valores familiares, importantes para formação do caráter, respeito, responsabilidade e amor ao próximo. É uma forma de garantir os direitos básicos da criança e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, e formar cidadãos melhores. Precisamos de parceiros e pessoas engajadas que possam contribuir ainda mais com o projeto", disse o presidente.
 
"As crianças e adolescentes são o futuro do país, a geração que vai dar continuidade ao que estamos construindo agora. Por isso, a importância de projetos como estes que visam formar e cuidar desses jovens, para que eles cresçam bem estruturados e com raízes fortes. O Meninos da Terra muito me orgulha, pois promove a educação e cidadania e contribui para o fortalecimento da convivência familiar", disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
 
O projeto é mantido por meio de parceria da Prefeitura de Linhares, por meio de editais de chamamento público da Secretaria Municipal de Assistência Social e por doações por meio de pessoas físicas e jurídicas. O Meninos da Terra foi fundado na primeira gestão do prefeito Guerino Zanon, em 1997.