Oficina de Tomates secos e frutas desidratadas é ministrada no Residencial Jocafe II

A comercialização de tomates secos e frutas cristalizadas tem grande potencial de mercado, apesar de ser pouco explorada. Pensando nessa nova oportunidade, uma oficina foi ministrada a 60 moradores do Residencial Jocafe II. Na sexta-feira (22) aconteceu o último encontro que teve por objetivo agregar valor às manufaturas, por se tratar de produtos de grande valor comercial quando processados. A oficina foi realizada no espaço de recreação do Cras do bairro Santa Cruz. 

As participantes aprendem na oficina o conhecimento básico de manuseio e preparo dos tomates secos, e também das frutas desidratadas, como goiaba, banana e maça, por exemplo. "A cada família que se sensibiliza na busca por novas fontes de renda, temos uma nova oportunidade de mudar o perfil de vulnerabilidade social que, em alguns casos, não teve a oportunidade de concluir os estudos. Então, se capacitar em uma oficina é uma opção para geração de renda. Fico imensamente feliz quando vejo pessoas do primeiro projeto que até hoje estão vendendo sabão de álcool, amaciante caseiro e fazendo designer de sobrancelhas, por exemplo", frisou a assistente social da Habitação, Jorcélia Gomes Maria Martins.

A dona de casa Ronia Lacerda Mendes, no primeiro do dia do curso logo que chegou em casa comprou os tomates e foi fazer para toda família. "Eu não conhecia a respeito do tomate seco, achei que o processo de produção era outro. Aprendi sobre higienização, com que prato ele pode acompanhar, por exemplo, e como podemos tirar o máximo de proveito do tomate, principalmente quando ele está na promoção. Pretendo vender por encomenda. Fiz em casa, a família toda aprovou, agora é só ter encomenda", comemora.

A oficina tem certificação de 8 horas e os moradores receberam um livreto de receitas. Já está programado também para os beneficiários do Residencial Jocafe II, o curso de corte de cabelo.  As oficinas são ministradas pelo Instituto Ellos, contratado por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento de Linhares e a Caixa Econômica Federal.