Prefeitura de Linhares pede a colaboração dos moradores para manter a cidade limpa

A Fiscalização de Obras e Posturas, da Prefeitura Municipal de Linhares pede a colaboração da população para que ajude o poder público a manter a cidade limpa, não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. Ontem (21), o caminhão passou recolhendo materiais em alguns bairros, e hoje (22) a equipe fiscalizando o serviço nos mesmos locais identificou entulhos descartados de forma irregular nos passeios públicos (calçadas) e ciclovias, desrespeitando o cronograma de recolhimento.

De acordo com o chefe de Fiscalização de Obras e Posturas, Laurindo Charles, o descarte de materiais provenientes de limpeza de lotes ou de quintais, de construção, entulhos de obras ou demolições, folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares, utilidades do lar como sofá, cama, restos de guarda roupas, por exemplo, conforme lei federal e municipal é de responsabilidade do proprietário ou responsável pelo imóvel. 

"O descarte irregular desrespeita o direito de ir e vir do cidadão, atrapalhando a passagem dos pedestres pelas calçadas e dos ciclistas pelas ciclovias, além de contribuir para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando possíveis alagamentos nos dias de chuva, e para a criação de possíveis criadouros do mosquito da dengue", explicou Laurindo Charles.

A fiscalização acontece de forma rotineira e o cidadão que não obedecer ao cronograma poderá sofrer penalidades com multa no valor de R$ 251,26, podendo chegar a R$ 1.256,00, caso não seja quitada, e, se persistir, será inserida na dívida ativa. A orientação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos alerta aos moradores que disponibilizem os resíduos um dia antes ao seu recolhimento. 

Na galeria de fotos você encontra o cronograma de recolhimento de entulho até o mês de junho deste ano.