Novas placas de balneabilidade são instaladas na orla de Linhares e dois pontos estão impróprios para banho

Na última semana, novas placas de balneabilidade – que indicam a condição do ponto para banho – foram instaladas na orla de Linhares, pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam). Ao todo foram instaladas oito placas nas praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.

A substituição dos equipamentos foi necessária devido às antigas placas que estavam ilegíveis ou danificadas há algum tempo. Além de indicar a propriedade ou não do local para banho, as placas têm ainda informações como o link para o site da Prefeitura para mais informações.

Balneabilidade

O teste de balneabilidade é um procedimento ambiental que avalia as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e aos esportes aquáticos. A coleta, realizada quinzenalmente, aponta que dos oito pontos de coleta, seis estão próprios para banho. A análise é válida até o dia 24 de dezembro.

De acordo com a classificação, o ponto próximo ao Porto de Regência está impróprio para banho, assim como a praia principal, conforme os parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000. Por isso, a recomendação é que os moradores e turistas não se banhem no local.

A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. As placas serão atualizadas conforme recomenda a Resolução 274/2000 do Conama.