Professoras da Rede Municipal representarão Linhares na etapa nacional do Conae 2018

Seis professores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Linhares participaram na última semana da 3ª Conferência Nacional da Educação – CONAE 2018, etapa Estadual, que aconteceu em Vitória, capital do Espírito Santo. O encontro abordou o tema central "A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".

Representando Linhares participaram: Adirlei Fornazier, Renata Bustamante Sárdice Souza, Rejane Maria Barros Gomes, Regina Célia Monteiro Lima, Jackeline Santana José da Silva Viera, e Katiúscia Gomes Barbosa Olmo, todos vinculados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Linhares. A Conferência é um espaço democrático instituído pelo poder público, correlacionado à sociedade, para participação no desenvolvimento da educação nacional.

O encontro em Vitória foi uma promoção da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o evento contou com cerca de 160 representantes e segmentos ligados à área da educação de todo o Estado, que se encontraram com o objetivo de monitorar e avaliar o Plano Nacional de Educação e propor políticas públicas para o cumprimento das metas. Deste momento, que sucedeu o encontro Municipal, ocorrido em Maio, foi elaborado um documento único que será levado para Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 21 e 23, no mês de novembro, em Brasília (DF).

Katiúscia Gomes Barbosa Olmo e Renata Bustamante Sárdice Souza foram eleitas delegadas que representarão Linhares neste momento nacional. Elas serão as responsáveis por apresentar e defender, juntamente com outros treze profissionais da educação do Espírito Santo, as propostas e sugestões de melhoria para educação nacional. "Nossa contribuição foi elaborada especialmente nas questões pertinentes aos direitos das minorias", declarou.

A professora ressaltou ainda, que um dos pontos mais pertinentes é a defesa aos direitos de acessibilidade e comunicação e frisou a participação da colega Renata, que será a única professora surda representando o Espírito Santo no evento. "O nosso papel nesse encontro será de militância pelos direitos das minorias e da garantia da acessibilidade de permanência durante todo processo de ensino. Uma das principais questões que levantamos é a inclusão da língua de sinais ao currículo básico, uma vez que ela é a nossa segunda língua oficial, assim instituída desde 2002", reforçou.