Servidores da Agricultura participam de capacitação sobre serviço de inspeção municipal

As servidoras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luiza Forzza, coordenadora do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e Marcela Durão, veterinária, participaram na última semana, de capacitação realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp). O encontro reuniu cerca de 60 servidores de diversas partes do Espírito Santo, representantes do SIM de 35 municípios.

A troca de experiências e as novidades nos procedimentos e técnicas de aperfeiçoamento foram os pontos mais relevantes, segundo a coordenadora do SIM Linhares. "A capacitação foi bem proveitosa, onde foi possível esclarecer dúvidas de procedimentos de inspeção e documentais, também conhecer como os SIM’s de outros municípios atuam, trocando experiências para que possamos cada vez mais melhorar o nosso serviço oferecido a população de Linhares", afirmou Luíza.

Entre os temas abordados o treinamento discutiu sobre as boas práticas de fabricação, análise de projetos, procedimentos de inspeção e fiscalização, organização e intercâmbio documental, rotulagem e regulamentação técnica e combate a clandestinidade. A capacitação contou com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além dos temas discutidos, os presentes receberam orientações e informações pertinentes ao novo decreto do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), que foi alterado no mês de setembro. O Idaf destacou os pontos mais relevantes dessa mudança como o enquadramento nos segmentos agroindústria de pequeno porte e serviço de inspeção coordenador, que é gerido pelo Geapp.

Susaf
O sistema visa a promoção e equivalência entre os serviços de inspeção, conforme procedimentos de regulamentação e fiscalização de produtos de origem animal da agroindústria de pequeno porte. O Susaf atua de forma direta, na comercialização desses produtos inicialmente restrita ao município, estendendo-se ao estado.

Agroindústrias em Linhares
Desde o ano passado a Prefeitura de Linhares tem atuado de forma sistemática e constante na orientação de proprietários de estabelecimentos processadores de produtos de origem animal como queijo, linguiça, carne salgada, temperada, recheada, mel, pescados, dentre outros, orientando sobre a regularização dos locais de produção, recadastramento e registro no serviço de inspeção para o pleno funcionamento das atividades.

Além da fiscalização aos locais de produção, diversos encontros foram realizados, na promoção de diálogo informativo, com diversos produtores, proprietários de supermercados, donos de açougue, dentre outros. Até o momento o SIM possui um total de 05 estabelecimentos certificados para atuação e 06 em processo para obtenção do registro, que é deferido pelo Serviço de Inspeção Municipal. É proibido o funcionamento de qualquer estabelecimento agroindustrial de produtos de origem que não estejam devidamente registrados pelo Município – SIM (Secretaria Municipal de Agricultura), Estado – SIE (Idaf) ou Federal – SIF (MAPA).

Para informações sobre os procedimentos e orientações para regularização, o interessado deve procurar o Serviço de Inspeção Municipal, localizado na Avenida Comendador Rafael, 1.743 – Centro, no prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Agricultura. Telefones para contato: (27) 3372-2243 / 3372-2121 / 3372-2013.