Prefeitura elabora plano municipal de arborização urbana e paisagístico

Linhares dá um importante passo para se tornar uma cidade mais sustentável, mais verde, mais arborizada e com mais qualidade de vida. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente elabora o Plano Municipal de Arborização Urbana para aumentar as áreas verdes do Município através de diretrizes de execução e com metas para curto, médio e longo prazo. O Plano será o instrumento de planejamento e disciplina para o plantio, manejo, preservação e expansão da arborização no Município com o objetivo de melhorar o cenário paisagístico além de evitar conflitos entre a arborização e outros equipamentos públicos, como fios, postes e sinalização de trânsito, por exemplo. 

De acordo com a diretora de Educação Ambiental da Prefeitura, Aline Fernandes, entre o período de 23 de setembro a 13 de outubro uma equipe multidisciplinar conduziu as atividades de campo para fazer o levantamento de dados qualiquantitativos das árvores localizadas na área urbana de Linhares, como as medições de calçadas de todas as ruas da sede e também das áreas de expansão do município. "Por meio deste estudo será possível verificar a disponibilidade ou não de ser realizado o plantio de árvores nestas ruas. Foram, ainda, identificadas e georreferenciadas todas as árvores com problemas fitossanitários do município", enfatiza.

O engenheiro florestal da secretaria de Meio Ambiente de Linhares, Enoque Nunes, explica que o Plano tem por finalidade, diagnosticar a situação atual da arborização viária do município, dotando a Prefeitura de Linhares de diretrizes que possibilitem a gestão e o gerenciamento da arborização urbana. "O Plano representa para a administração um farol que iluminará as ações nessa área. Linhares agora vai contar com um moderno instrumento de planejamento e manutenção de sua arborização, o que a coloca entre as poucas cidades do Brasil que dão passos firmes, com ações concretas, em direção à sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes", destaca. 

Mapas Verdes

Em paralelo com os trabalhos de campo estão sendo atualizados os mapas de áreas verdes de todo município e o uso do solo. Nas praças, foram realizados os inventários florestais do tipo Censo, medindo altura total, altura da primeira bifurcação, coordenadas geográficas e CAP. Todos os processos serão realizados de maneira ordenada, estruturada, sistematizada e respaldada em orientações legais e técnicas do ponto de vista urbano e ambiental.

Como segunda etapa, o projeto tem atividades de consolidação de dados e resultados dos índices por bairros do município. Ao final das ações será elaborado um guia para arborização urbana para o município, e um projeto de lei para aprovação em audiência pública com data ainda não definida.

O secretário de Meio Ambiente de Linhares, Fabrício Borghi Folli, explica que o Plano Municipal de Arborização Urbana e a proposição de diretrizes para o planejamento, implantação, manejo, conservação e administração das árvores em vias públicas, consolida um compromisso da atual gestão com a questão ambiental e coloca Linhares na vanguarda do planejamento e da gestão urbano-ambiental no Espírito Santo e no Brasil. 

"Com o Plano, Linhares tem um rumo certo a seguir na conservação e expansão de sua arborização e no que depender da Prefeitura Municipal este caminho será perseguido, sempre contando com a participação imprescindível de seus cidadãos. Afinal uma cidade arborizada é a gente que faz, hoje e sempre", disse. 

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou a importância deste trabalho para o município, na medida em que será elaborado inventário de todas as árvores existentes na malha urbana, com indicação técnica das que serão substituídas ou mantidas e identificadas as regiões que necessitam ampliar a arborização. "Esta questão não se refere apenas à melhoria do paisagismo, urbanização, mas tem a ver com a qualidade de vida da população, principalmente nos períodos de temperaturas elevadas, como já estamos vivenciando", destacou.

Saiba mais:
Inventários florestais do tipo Censo:
É o inventário florestal a 100% com características básicas da vegetação estudada. O censo florístico é o registro com informações qualitativas e quantitativas sobre as espécies vegetais ocorrentes em uma determinada área.