Prefeitura lança programa para reforçar prevenção às drogas nas escolas

A Prefeitura de Linhares por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social lança na próxima terça-feira (23), às 19 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, o Preci – Programa de Resistência e Cidadania. O objetivo do programa é o de transmitir orientações de promoção à cidadania fortalecendo atitudes sociais positivas, ensinando técnicas que contribuirão para que eles desenvolvam habilidades necessárias para fazer escolhas seguras principalmente sobre os malefícios causados pelas drogas. 
Numa primeira etapa, os profissionais das secretarias de Segurança Pública, envolvidos diretamente no Preci, receberam uma formação oferecida pelo 12º. Batalhão da Polícia Militar para desenvolver nos estudantes  habilidades e recursos para lidar com influências sociais, além de conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. Após as formações, os profissionais promovem discussões entre os estudantes, utilizando linguagem descontraída e acessível para abordar  assuntos diversos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usarem drogas.  Cada estudante recebe uma cartilha com uma carta de apresentação aos pais ou responsáveis.
Nesta primeira etapa, o programa irá atender mais de 300 estudantes de três escolas da rede municipal de ensino, com a oferta de conteúdos para conscientizar as crianças e adolescentes: Roberto Calmon, no bairro Aviso; Antônio Fernandes de Almeida e Caic, no bairro Interlagos. Em 2019 o Preci será ampliado para as demais escolas da rede municipal de ensino com expectativa de impactar mais de 3 mil estudantes. "O programa fortalece diversos fatores de proteção, como bem-estar psicológico e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos", explica o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva Mattos.
Entre as questões que serão abordadas estão: informações sobre drogas lícitas e ilícitas, consequencia do uso de drogas para a saúde, consequencias sociais do uso de drogas, rede de amigos, resistindo a pressão, rede de ajuda, sinalização de transito, segurança no trânsito, preservação do patrimônio público e nossa escola. 
As reuniões do Preci também serão feitas com as famílias dos alunos em encontros direcionados aos pais, planejados e coordenados pelos profissionais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e membros do conselheiros do Comad – Conselho Municipal Antidrogas, na região onde a escola participante do programa está inserida. Nesta fase, a participação dos responsáveis pelos estudantes é fundamental. 
Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, as ações desenvolvidas pelo Preci são essenciais para auxiliar em resultados que não dependem da polícia. "O programa consolida as ações de políticas públicas que estamos desenvolvendo desde o início de 2017, para a prevenção ao uso de drogas no município de Linhares com o objetivo de ressaltar a importância de promover e construir projetos de vida com crianças e adolescentes por meio de escolhas assertivas e que vislumbram o futuro", declarou Guerino.